mar 10

5 mitos mais comuns sobre a reciclagem

Não nos restam dúvidas de que a reciclagem é uma das formas mais eficazes para se reduzir as imensas quantidades de resíduos que produzimos, porém, existem muitos equívocos sobre esta prática.

As pessoas questionam se vale a pena gastar tempo e energia para reciclar, se os produtos feitos de materiais reciclados possuem uma boa qualidade, enfim, são muitas dúvidas e mitos que acabam confundindo muita gente.

Para esclarecer isso, nós relacionamos alguns desses mitos, que você confere a seguir:

Os materiais só podem ser reciclados uma vez

Embora isso seja verdade no caso de alguns tipos de plásticos, outros materiais como metais, vidro e alumínio podem ser reciclados continuamente sem qualquer alteração na qualidade do material.

Posso misturar o lixo eletrônico com outros recicláveis

Apesar de também ser um material reciclável, misturar os resíduos eletrônicos com outros tipos de recicláveis – como papel ou plástico -, não é uma boa ideia. Isso porque, não são todas as recicladoras que têm estrutura para lidar com o lixo eletrônico, então, o ideal é que esse tipo de material seja enviado para locais especializados neste tipo de coleta.

Reciclar gasta mais energia do que fazer algo novo

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, reciclar latas de alumínio pode economizar 95% da energia necessária para fazer novas a partir de matérias-primas. Além disso, reciclar latas de aço ou alumínio pode economizar de 60 a 74% desta energia.

Garrafas plásticas são transformadas em novas garrafas

Embora seja bom imaginar que as garrafas PET são derretidas e moldadas em novas garrafas, isso não é o que acontece na prática. O plástico reciclado é geralmente usado para fazer outros tipos de produtos, como tecido de poliéster, vasos, peças para automóveis etc.

Produtos feitos a partir de materiais reciclados possui qualidade inferior

Logo nos primórdios da reciclagem, muitas pessoas duvidaram da qualidade dos itens feitos a partir dos materiais reciclados. Embora seja verdade que, muitos anos atrás, os produtos reciclados tinham aspecto mais rústico e apresentavam maior fragilidade, isso não é verdade hoje em dia.

Cada vez mais a tecnologia avança para permitir produtos de alta qualidade fabricados com materiais reciclados. Exemplo disso são os inúmeros produtos que vemos surgir feitos a partir de recicláveis.

Veja também