jul 12

Reciclagem e reaproveitamento de pneus

Os pneus do seu carro agora estão gastos e não são mais seguros para serem usados ​​na estrada, diz seu mecânico. Você começou a comprar pneus novos. Mas você se pergunta – o que pode fazer com aqueles pneus velhos? Reciclá-lo, claro!

Devido à sua durabilidade inerente, grande volume e riscos ambientais e para a saúde, os pneus são uma das fontes mais problemáticas de resíduos sólidos. Em todo o mundo, cerca de 2,5 milhões de pneus são jogados fora anualmente. Com a reciclagem da borracha, os pneus podem ganhar uma nova vida.

Benefícios da reciclagem de pneus
A reciclagem de pneus pode criar produtos novos e benéficos. O combustível derivado de pneus (TDF) é um exemplo do que é produzido submetendo pneus sem utilidade à pirólise de alta temperatura, que é mais eficiente em termos de energia do que o combustível normal e também libera emissões mínimas. Outros produtos úteis criados a partir de pneus reciclados são grama de playground, dormentes de ferrovias e asfalto emborrachado.

A reciclagem também pode ajudar na prevenção da propagação de doenças, já que pneus velhos descartados podem ser um local perfeito para hospedar roedores e mosquitos.

O que acontece com os pneus encaminhados para reciclagem?
Eles provavelmente serão embalados e enviados para fábricas de processamento, onde serão cortados em pedaços menores por trituradores de corte. O objetivo é reduzir o volume e criar um material de fácil manuseio.

Os fragmentos são então processados ​​para remover o fio do pneu que, depois de reciclado, frequentemente volta às siderúrgicas, pois podem ser usados ​​na fabricação de aço novo.

A borracha restante é então filtrada para garantir que esteja livre de fios e outras contaminações. Depois, é limpa com água e outros agentes de limpeza para ser usada como matéria-prima de calçados. Após reciclada, essa borracha é usada em outras formas, como aplicações de borracha moída, asfáltica, base de camas para animais e campos esportivos.

Outros subprodutos da borracha podem ser reutilizados em vários formatos e formas. Por exemplo, a fibra e o náilon constituem quase 15% de um pneu e podem ser usados ​​na fabricação de concreto, fibra de vidro, estuque, circunferência e materiais de limpeza.

O pó de borracha também pode ser obtido a partir de pneus reciclados. Este material de alto desempenho e bastante acessível é usado na criação de produtos de vedação, plástico e borracha.

A Fragmaq desenvolve soluções completas através de equipamentos e trituradores exclusivos, que atendem exatamente às necessidades das empresas clientes. Nesse desenvolvimento são considerados o tipo de pneu que será triturado (ou seja, se é um pneu de passeio, de caminhão, de trator, etc), a quantidade, a forma de abastecimento do triturador de borracha e sua granulometria (que é a dimensão média do pneu após a trituração), entre outros fatores envolvidos no processo. A Fragmaq também acompanha a instalação e o desempenho do equipamento e oferece um ano de garantia e assistência técnica completa. Clique aqui para entrar em contato.

Faça você mesmo
Outra alternativa para o reaproveitamento desses materiais é usá-los na decoração, como puffs, mesas, assentos, camas para pets, entre outras. Neste link, há diversas maneiras para um destino consciente de pneus sem serventia, contribuindo com o meio ambiente e funcionando até mesmo como uma fonte de renda. Confira e solte sua criatividade!

Fontes: Bio Nergy | The Conversation

Veja também