maio 25

Reciclagem de vidro e garrafas

flickr.com / zone41 O vidro deve ser separado do lixo comum e encaminhado para a reciclagem.

O vidro é um dos produtos mais conhecidos e utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Acredita-se que ele foi descoberto há 4.000 anos por navegadores fenícios, que, ao fazerem uma fogueira na praia observaram que com o calor, a areia, o salitre e o calcário reagiam, formando o vidro. Ao ser reaproveitado, ele é comparado ao metal podendo ser reutilizado varias vezes sem perder suas características e qualidade. No Brasil a reciclagem de vidro temperado é pouco explorada, apenas 40% é reciclado em todo país e uns dos motivos apontados por isso segundo as empresas é o preço baixo pago por ele.

Em comparação com outros resíduos reciclados como as latinhas de alumínio, por exemplo, o valor do vidro chega a ser 16 vezes mais barato, causando redução de interesse na sua reciclagem.

Como reciclar o vidro?

O processo de reciclagem do vidro é bem simples e pode ser separado do lixo comum, por cores (verdes, translúcidos e azuis) e tipos (lisos e ondulados), após essa separação, ele precisa ser quebrado ou triturado para que haja melhor aproveitamento na hora da reutilização.

Matéria exibida, quinta-feira (17/05) no quadro SP+ limpa no SPTV 1º edição da Rede Globo, mostra as inúmeras vantagens que reciclar e reutilizar garrafas de vidro, traz ao meio ambiente.

Confira a matéria no endereço http://g1.globo.com

Veja também