dez 28

Reciclagem de tecidos

flickr.com / viapanno – Dani Aguas No processo de reciclagem de tecidos, esse passa a ser novamente a matéria-prima.

O processo de reciclagem está em grande expansão por todo o mundo. Novas tecnologias são testadas e aprimoradas todos os dias a fim de que novos tipos de materiais sejam passíveis de reciclagem, contribuindo assim de forma significativa com o meio ambiente.

É importante ressaltar que todo processo de reciclagem tem, necessariamente, que consumir menos recursos naturais do que a produção a partir de matérias-primas não recicladas. Caso contrário se tornaria um processo inviável e não proveitoso.

Dentre os muitos benefícios existentes quando reciclamos um material, como por exemplo, a diminuição da poluição no ar, da água e do solo, além da economia de energia elétrica e matéria-prima, a reciclagem também ajuda a melhorar a limpeza da cidade e promove a geração de renda pela comercialização dos materiais recicláveis e geração de empregos.

Dentre os processos de reciclagem, além dos já tradicionais de materiais como plástico, vidro, metais, alumínio, entre outros, destaca-se também a reciclagem de tecidos.

Atualmente muitas empresas realizam a reciclagem de tecidos. O processo se inicia com a compra de tecidos já separados por cor, em seguida seguem-se algumas etapas realizadas com maquinário:

a) máquina trituradora: tritura o tecido em vários pedaços pequenos, até que fiquem sem fibras;

b) ao tecido é adicionado poliéster, em uma nova máquina, que promove a mistura dos dois, formando assim fibras mistas;

c) maçaroqueira: Essa máquina é responsável por enrolar a fibra de algodão em uma bobina;

d) filatório: Por último, aciona-se a máquina filatório, cuja função é fazer o fio/barbante.

No processo de reciclagem de tecidos, esse passa a ser novamente a matéria-prima que dá continuidade ao novo processo de industrialização.

Outra forma de reciclagem ou reutilização de tecidos é por meio da utilização das sobras de tecido para artesanato. Além de ser uma atividade economicamente viável, ela ainda tem forte efeito de conscientização ambiental. Bonecas de pano, porta documentos, capas de caderno, ecobags, colchas, tapetes, roupas e uma infinidade de outros objetos são criados a partir dessa forma de reutilização.

Veja também