jul 19

Reciclagem de papelão: por que é importante?

flickr.com / Fernanda De Gasperin A reciclagem do papelão evita o desperdício e contribui com o meio ambiente.

A reciclagem de papelão em suma é tão importante quanto a sua utilização e fabricação. Mesmo com as novas políticas que favorecem e incentivam o reflorestamento e campanhas de conscientização da população no geral.

O uso do computador como ferramenta mais utilizada hoje nos meios de comunicação, ajudou a diminuir o uso do papel e de seus derivados como o papelão, isso até contribuiu em partes com o consumo, mas esse feito não ocorreu conforme o esperado e nas últimas décadas do século XX o uso do papel e de seus derivados foi recorde.

Como diminuir o uso desnecessário do papelão?

A reciclagem de papelão é considerada a melhor forma de evitar o desperdício contribuindo também com a preservação do meio ambiente.

Como é o processo de reciclagem do papelão

O benéfico da reciclagem do papelão e derivados são inúmeros, estes incluem a redução no consumo de água utilizada no processo de produção, além disso, há a diminuição de energia, gerando uma grande economia para a empresa que recicla o papelão e seus derivados.

O processo de reciclagem dar-se pelo seguinte modo: o papelão adquirido pelas indústrias, através de empresas especializadas ou cooperativas é levado para a separação, passando depois por um processo de trituração onde o papelão é colocado numa espécie de liquidificador gigante com água para que as fibras de papel sejam separadas e levadas para o próximo passo de centrifugação para que haja a separação de algumas impurezas como areia, grampos, entre outros materiais presos ao papelão.

Em seguida são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papelão, sobrando apenas um pasta que será prensada elevada para secagem de lá esta pasta será encaminhada para outros equipamentos formando assim um novo papel pronto para ser consumido.

 

Veja também