maio 24

Reciclagem de entulho, tintas e solventes

flickr.com / *L Os entulhos da construção civil podem ser reutilizados de diversas formas.

Na maioria das vezes, o entulho é retirado das obras e despejados clandestinamente em locais inapropriados, como terrenos baldios, margens der córregos e ruas com alta circulação populacional proporcionando conseqüências de degradação do meio ambiente e qualidade de vida para a comunidade.

Para que haja a reciclagem de entulho na obra, é importante haver um rigoroso controle da qualidade do entulho bem como uma análise minuciosa para evitar contaminação e identificar de maneira adequada resíduos perigosos que devem ser imediatamente separados e descartados corretamente.

Reciclagem de solventes e latas de tinta

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor, fica definida a responsabilidade que cada agente deve ter no processo de geração, redução, reutilização e reciclagem desses resíduos. Abaixo seguem algumas dicas que auxiliam no combate ao desperdício, reciclagem e reutilização de tais componentes que ajudam a evitar a contaminação do meio ambiente:

  • Calcular sempre o volume que irá adquirir ou usar numa obra, evitando assim a assim a sobra de resíduos;
  • Armazenar corretamente a tinta e instrumentos de trabalho de pintura;
  • Não guarda sobras de tintas aproveitando- as imediatamente em outros locais (como tapume) ou para doações;
  • Não lave as latas de tintas para não gerar efluentes poluidores, e sim esgotar todo o seu conteúdo em folhas de jornal ou restos de madeira;
  • Encaminhar latas de tinta a seco para uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para reciclagem;
  • Guardar sobras de solventes em recipientes bem fechados, para uma utilização futura, ou enviá-los para empresas especializadas em recuperação ou incineração destes resíduos.

Reciclagem de entulho na construção civil

O resíduo de construção civil possui características diferentes, podendo ser composto de praticamente de todo o resto de matérias de construção (argamassas, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, tintas, etc). A reutilização e reciclagem desses resíduos independente do uso que lhes forem dados podem representar grandes vantagens econômicas, sociais e ambientais.

Há varias formas de utilização desses resíduos, como na pavimentação de ruas e avenidas, entre outros que contribui com a diminuição de poluição gerada pelo entulho preservando reservas naturais e matérias primas.

Veja também