fev 23

Reciclagem de computadores: o valor de um triturador deste tipo de material para uma empresa

adventtr / iStock / Getty Images Plus A reciclagem de computadores deve ser realizada, devido aos materiais tóxicos presentes em sua composição.

É inegável que a tecnologia adquire cada vez mais importância na vida de qualquer pessoa, uma vez que ela se faz presente nas mais diversas áreas, do entretenimento ao estudo. Um dos setores que mais se beneficiam dessas inovações é, sem nenhuma dúvida, o corporativo. Isso porque, nas empresas, a tecnologia é capaz de elevar a produtividade, reduzir custos e impactar positivamente a atuação no mercado por meio da inteligência competitiva.

Mesmo diante de todas essas vantagens, entretanto, é necessário que as empresas levem em conta um problema que ganha cada vez mais importância: o lixo eletrônico e a consequente necessidade pela reciclagem de computadores.

Para se ter ideia de como esse é um problema grave, o Brasil é atualmente o maior produtor desse tipo de resíduo em toda a América Latina, tendo produzido 1,4 milhão de tonelada de lixo eletrônico em 2014, de acordo com estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas em parceria com a Associação de Empresas da Indústria Móvel.

Qual a importância da reciclagem de computadores?

O primeiro detalhe que deve ser destacado em termos de equipamentos eletrônicos é que eles não podem ser descartados em aterros sanitários destinados ao lixo doméstico, pois possuem uma série de materiais tóxicos em sua composição — incluindo diversos metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, que possuem grande potencial de poluir água e solo.

Para as empresas, portanto, é fundamental realizar a reciclagem de computadores de acordo com a Política de Descarte de Resíduos Sólidos. Para isso, é indicado procurar os Centros de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRC) do governo federal, que recolhem equipamentos do setor público e privado para serem destinados a outras atividades, incluindo a reciclagem.

Mesmo com esses programas de incentivo, entretanto, a maioria das soluções voltadas à reciclagem de computadores ainda é pífia. Isso porque este é um processo que possui uma cadeia demasiadamente longa, fazendo com que as empresas tenham que arcar com custos de armazenamento e transporte, criando um novo problema ao invés de dar uma solução efetiva.

Dessa maneira, para a maioria das empresas, a alternativa mais viável para a reciclagem de computadores é contar com um triturador de eletrônicos.

Triturador Fragmaq e reciclagem de computadores

A principal função do triturador de placas eletrônicas e eletrônicos da Fragmaq no processo de reciclagem de computadores consiste na realização da descaracterização de seus elementos, tornando todo o processo de logística reversa (reciclagem) mais simples, rápido e barato para as empresas.

Além disso, são nos componentes eletrônicos dos computadores que estão a maior parte dos metais pesados e outras substâncias poluentes. Com a trituração, esses resíduos podem ser enviados para empresas especializadas, que fazem a análise, separação e reciclagem, destinando novamente esses metais para a indústria eletroeletrônica e fazendo com que sejam produzidos computadores de forma mais sustentável.

Por fim, pode-se concluir que a reciclagem de computadores é uma tarefa inerente a qualquer negócio pautado pela legislação ambiental e por boas práticas em sustentabilidade ambiental.

Veja também