Como reaproveitar a água da chuva

A escassez de água em 2014 tem preocupado bastante as autoridades e a população em geral, evidenciando ainda mais as questões do uso consciente e o reaproveitamento da água da chuva.

flickr.com / John Morgan Reaproveitar a água da chuva é uma atitude sustentável que favorece a economia e minimiza o escoamento de água na rede pluvial.

Para auxiliar quem deseja colaborar, mas não sabe como reaproveitar a água da chuva, separamos algumas dicas:

Armazenamento
Uma das melhores estratégias para reaproveitar a água da chuva é investir na instalação de cisternas e tanques subterrâneos. Assim, a chuva escoa da cobertura das casas até estes locais através de calhas que direcionam o fluxo da água. É importante, também, instalar filtros para que a água não carregue folhas, galhos e sujeira de modo geral.

Em casas, é indicado que esses dispositivos sejam instalados embaixo da varada ou garagem. Quem mora em prédio também pode utilizar reservatórios inferiores previamente autorizados pela prefeitura para armazenar e reaproveitar a água da chuva.

Onde utilizar a água reaproveitada da chuva
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a água da chuva só pode ser reaproveitada para fins não-potáveis, como: em vasos sanitários ou para lavagem de automóveis, calçadas, pátios, vidros e roupas. Para quem possui jardim, também é possível fazer uso dessa água para a irrigação. Jamais use água da chuva para beber, cozinhar ou tomar banho.

No setor industrial, o reaproveitamento também é indicado para reduzir os custos com a limpeza do maquinário, uma vez que a quantidade de água utilizada nestes processos sempre é grande. Assim como em casas e edifícios, a instalação de calhas e cisternas pode garantir um volume de água suficiente para limpar as máquinas da empresa ou mesmo pátios, telhados e áreas comuns.

Benefícios do reaproveitamento da água da chuva
Entre os diversos os benefícios de reaproveitar a água da chuva, vale destacar a consciência ambiental de se utilizar (descubra outras maneiras de ser um consumidor consciente em “8 dicas para se tornar um consumidor consciente“) um recurso cada vez mais escasso nas grandes cidades. Além disso, também favorece o orçamento familiar, uma vez que reduz consideravelmente o consumo da água oferecida pelo abastecimento padrão. Outro ponto interessante é exemplo às crianças, que conhecem atitudes sustentáveis desde jovens e acabam fazendo disso uma rotina em sua vida.

O reaproveitamento da água da chuva também minimiza o escoamento da água na rede pluvial da cidade, ou seja, quanto menos água circulando pela cidade, menor o risco de enchentes em pontos críticos.

 

 

 

 

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.