set 24

É possível reutilizar a água de esgoto?

Flickr.com / fusky A aplicação da água de esgoto na irrigação agrícola é uma opção sustentável para o reaproveitamento deste recurso.

Sabemos que é difícil pensar que a água de esgoto, completamente suja e contaminada como a imaginamos, possa ter alguma espécie de reutilização que a torne útil em nossas vidas.

Ainda mais quando essa mesma água, quando não tratada, é a eterna vilã que polui o solo e os rios e coloca em risco a vida de milhares de pessoas diariamente em todo o mundo.

Todavia, ao mesmo tempo em que o planeta passa por uma crise em função da utilização ininterrupta de seus recursos naturais, a reutilização da água de esgoto torna-se uma saída bastante viável para muitos processos.

Basta imaginarmos, como, por exemplo, a agricultura, especialmente a agricultura brasileira e sua grande importância econômica para o país e para o mundo na exportação de diversos tipos de commodities.

Por mais que seja economicamente importante, a agricultura consome muitos recursos naturais para sua existência e desenvolvimento, principalmente água potável.

E é exatamente aí que a água de esgoto torna-se extremamente funcional em sua reutilização, uma vez que quando tratado, o esgoto pode ter sua reutilização aplicada na agricultura, o que economiza o uso da água potável, para esse mesmo fim.

Nesse sentido, e considerando o importante aumento do agronegócio nacional, o potencial uso para os efluentes gerados nas estações de tratamento de esgoto se amplia consideravelmente.

Basta saber que em algumas cidades brasileiras já há em andamento muitas pesquisas e estudos que apontam a viabilidade da reutilização da água de esgoto para a irrigação.

Um ótimo exemplo desses estudos está na cidade paulista de Lins. Lá, há mais de dez anos está em andamento um projeto na estação de tratamento de esgoto da cidade, em que após o tratamento, há a reutilização na irrigação.

Segundos pesquisadores, após passar por tratamento, o esgoto que volta para os mananciais ainda concentra muitos nutrientes, o que não é necessariamente positivo, uma vez que isso provoca a proliferação de algas e, consequentemente, a diminuição do oxigênio da água.

Ao mesmo tempo, esses mesmos nutrientes presentes no esgoto tratado, como o fósforo, o potássio e o nitrogênio, são excelentes para a irrigação de plantações.

Veja também