abr 11

O que é pilha seca

As pilhas secas, independentemente da sua dimensão, são largamente utilizadas em todo o planeta. No centro de cada uma existe uma espécie de haste chamada cátodo, que é muitas vezes feito de carbono e rodeado por um colar de eletrólito. Diferentes produtos químicos podem ser utilizados para criar este produto, tais como cloreto de amônio e dióxido de manganês, de acordo com o tipo de bateria. O cátodo é primeiramente embrulhado por um papel, depois é selado dentro de um cilindro de metal chamado de ânodo, o qual é tipicamente feito de zinco.

Flickr.com / marcpaes A pilha seca recarregável é a melhor escolha para dispositivos que consomem muita energia elétrica.

A melhor bateria de célula seca depende de uma série de fatores diferentes, incluindo a frequência a que se destina, o uso e tamanho. Você também deve considerar a compra destas se quiser usar em uma base contínua. Antes de comprar, inspecione visualmente as baterias para garantir que não há vazamentos ou protuberâncias ao longo da superfície exterior.

A pilha seca usa eletrólitos para o transporte de eletricidade a partir da célula de armazenamento de um dispositivo. Como resultado, os fabricantes de baterias oferecem duas formas diferentes de células de armazenamento, seja recarregável ou uso individual. A pilha recarregável é a melhor escolha para dispositivos que consomem muita energia elétrica, tais como as câmeras digitais, que podem ser utilizadas várias vezes de modo que você não precisa substituí-las constantemente.

Você deve ter em mente que as pilhas recarregáveis são geralmente mais caras do que os tipos de uso único, mas você vai economizar dinheiro ao longo do tempo. Baterias de utilização única são frequentemente usadas para dispositivos de baixo consumo de energia, como um controle remoto de televisão. Estas devem ser eliminadas de forma adequada após a utilização, e não podem ser recarregadas. Muitos consumidores usam baterias de utilização única como uma alternativa de backup para variedades recarregáveis.

A pilha seca é um dos estilos mais comumente usados, incluindo o modelo AA, de 9 volts e outros tipos. Elas são diferentes das células molhadas porque seus eletrólitos estão contidos em um local com baixo teor de umidade, enquanto que uma célula úmida tem eletrólitos contidos em um líquido, por conseguinte, a diferença nos nomes. Para terminar, uma reação química no interior da bateria cria uma carga elétrica que flui a partir do interior de um circuito externo, que está ligado a um dispositivo elétrico.

Como funciona

O ânodo da pilha seca tem dois terminais, um positivo e um negativo. Quando a carga é ligada aos terminais da bateria, ocorre uma reação química entre o ânodo e o colar, que produz cerca de 1,5 volts de eletricidade. Um pino ou “coletor” no meio da bateria realiza esta carga fora da bateria para um circuito externo. Este circuito liga-se fisicamente ao dispositivo eletrônico o qual a bateria se encontra, proporcionando a carga necessária para que o dispositivo funcione.

Veja também