dez 12

Parede Verde: confira 6 benefícios da construção e dicas de como construí-la

© Depositphotos.com / packshot A parede verde é um revestimento de paredes internas ou externas de vegetação.

Também chamadas de jardim vertical, a parede verde é um tipo de decoração que reveste paredes internas ou externas de vegetação. Trata-se de uma excelente maneira de trazer vida aos ambientes, sendo indicada especialmente para espaços pequenos. Uma parede verde combina com a maioria dos ambientes, podendo ser instalada até mesmo em banheiros e salas de estar, trazendo inúmeros benefícios ao morador da residência.

6 benefícios de ter uma parede verde em casa

Isolamento térmico

As paredes verdes são excelentes para construções em locais com alta temperatura, já que são uma maneira simples e natural de controlar o calor de um ambiente. As plantas trazem umidade para o local, e sua presença evita que o calor fique preso nas paredes internas, contribuindo para a manutenção de um ar mais fresco e um clima mais agradável.

Diminuição de uso de energia

Em consequência do auxílio no controle da temperatura do ambiente, a parede verde ajuda a reduzir gastos com energia elétrica pelo uso de ar condicionado, já que consegue deixar a temperatura mais amena durante todo o ano.

Isolamento acústico

As paredes verdes cumprem a função de isolar acusticamente um ambiente, impedindo que ruídos entrem no local e evitando que o som reverbere.

Contato com a natureza

Quem tem uma parede verde em casa está sempre em contato com a natureza, não importa que sua casa fique localizada em um grande centro, isso traz uma sensação muito boa, fazendo com que o morador adote mais hábitos saudáveis.

Ar puro

Quanto mais plantas um local possui, mais puro será o ar desse ambiente e menos poluição existirá no local. Construir uma parede vertical traz benefícios importantes até na saúde do morador, diminuindo o risco de doenças respiratórias e aumentando a qualidade do ar.

Valorização do imóvel

Uma vez que a sustentabilidade está em alta, uma casa com parede verde certamente é valorizada no mercado imobiliário.

3 dicas para construir seu jardim vertical

  • Escolha cuidadosamente as plantas que serão utilizadas em parede. As espécies escolhidas para esse tipo de construção precisam ter as especificidades do local, sendo ideias para a iluminação, espaço e umidade do ambiente;
  • Preveja o sistema de irrigação e de escoamento no projeto, de modo a descomplicar a manutenção da parede;
  • Cuide do seu jardim para que ele nunca morra ou fique com um aspecto feio, lembre-se que ele é um item de decoração vivo e que trazer alegria para o ambiente.

Veja também