São Paulo recebe maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina

Brasil Eco Fashion Week será realizado em três dias e terá atrações com o objetivo fortalecer a cultura de sustentabilidade no mundo da moda

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro as principais marcas do mundo da moda comprometidas com a sustentabilidade se encontrarão no Brasil Eco Fashion Week (BEFW) para mostrar ao público os seus lançamentos.

Este é o terceiro ano do evento, realizado no espaço da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500) e, além dos desfiles, o público poderá participar de palestras, workshops e vivências com temas relevantes, como cultivos orgânicos, certificações de materiais, técnicas de upcycling, reciclagem, modelos de negócio, práticas de transparência, diversidade, ativismo, inclusão e comércio justo.

O Brasil Eco Fashion Week acontece desde 2017, quando um grupo de amigos resolveu criar um espaço de visibilidade para marcas comprometidas com as práticas de sustentabilidade. Gratuito e aberto ao público, o evento é dividido em espaços temáticos, com quatro eixos principais: conteúdos, produtos inovadores, atividades de empreendedorismo e soluções para a indústria. A programação pode ser conferida aqui.

Evento sustentável

Todos os resíduos recicláveis gerados no evento, incluindo embalagens de cosméticos e maquiagens, serão coletados e encaminhados para a reciclagem através do Programa Beleza Verde, realizado pela empresa Dinâmica Ambiental, especializada em logística reversa e gestão de resíduos. O material coletado receberá um tratamento especial para que, posteriormente, possa voltar à cadeia produtiva e dar vida a novos produtos.

É válido ressaltar que algumas embalagens de produtos de beleza e cosméticos merecem uma atenção especial. A embalagem aerossol, muito usada em desodorantes, secantes de esmaltes e fixador para penteados, por exemplo, possui alta capacidade inflamável. Quando esta embalagem é descartada no lixo orgânico ela pode explodir, disparando estilhaços e gases no ambiente, colocando em risco a vida de pessoas e animais. Por conta disso, recentemente empresas envolvidas na cadeia de produção e venda de aerossóis, assinaram um termo de compromisso no qual obrigam-se a adotar um plano de logística reversa para este material. A fiscalização da Cetesb tem início em janeiro de 2020 e as empresas que não se adequarem podem ser penalizadas e até perder a sua licença de operação.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.