dez 11

Los Angeles terá estrada feita com plástico reciclado

Duas ruas do centro foram escolhidas para testar a pavimentação que, se for bem sucedida, entrará para o programa regular de recapeamento da cidade

Los Angeles, na Califórnia (EUA), está testando uma solução inovadora para a pavimentação de suas ruas. Em parceria com a startup TechniSoil Industrial, duas ruas da região central da cidade vão ganhar um asfalto reciclado, que leva garrafas plásticas em sua composição. Além de contribuir para a redução do impacto ambiental, essa via pode durar até 13 vezes mais do que uma que leve apenas o asfalto comum, de acordo com a startup.

E não é só isso: a técnica adotada também permite o reaproveitamento do asfalto antigo. Tradicionalmente, quando uma rua ou estrada precisa ser pavimentada a camada superior de asfalto é retirada e descartada, para que um novo asfalto seja colocado no lugar. Geralmente esse asfalto é feito com uma mistura de betume, pedras, areia e cascalho.

A solução encontrada pela TechniSoil é reutilizar o próprio asfalto retirado da via e, no lugar do betume (usado como aglutinante), eles utilizam Polietileno tereftalato, popularmente conhecido como PET, material frequentemente utilizado para fazer garrafas de refrigerante e água.

Tecnologia já é utilizada na Índia

As estradas feitas com plástico reciclado já são uma realidade em diversas cidades ao redor do mundo. Na Índia a prática já é bem comum e foi adotada como solução ao lixo plástico produzido no país.

Na Índia, verificou-se que o asfalto com plástico se demonstrou bem mais resistente ao longo dos anos: sem buracos, desvios ou falhas. Por este motivo, atualmente existem mais de 34 mil quilômetros de vias pavimentadas com plástico na Índia.

Enquanto isso, em Los Angeles, se o projeto piloto do asfalto com plástico nas ruas do centro for bem sucedido este tipo de pavimentação será incorporado ao programa regular de recapeamento da cidade.

Veja também