nov 04

Japão desenvolve bioplásticos resistentes ao calor

A novidade pode ser uma solução para ajudar a reduzir o uso de plásticos feitos à base de petróleo

Muitos pesquisadores estão em busca de materiais que possam substituir o plástico, com a mesma versatilidade, flexibilidade, durabilidade e leveza.

Apesar de os bioplásticos se apresentarem como os substitutos perfeitos – por serem produzidos a partir de materiais de base biológica – a maioria não oferece a mesma força, flexibilidade e resistência ao calor que os plásticos à base de petróleo possuem.

Sendo assim, com o objetivo de transpor esta barreira, uma equipe de pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão conseguiu desenvolver um material semelhante ao plástico, porém feito a partir de fontes renováveis, e que resiste tão bem ao calor quanto o plástico derivado do petróleo. A pesquisa foi publicada na revista Advanced Sustainable Systems.

Eles utilizaram a polpa da madeira para a produção do bioplástico. Ao extraírem as moléculas da polpa, eles as combinaram com microorganismos e outros produtos químicos para chegar a um novo polímero, capaz de resistir às mais elevadas temperaturas – chegando a suportar mais de 740 °C. A equipe acredita que a técnica pode ser adaptada para outros tipos de plástico, com o intuito de melhorar o seu desempenho.

Solução imediata

Enquanto os bioplásticos não se popularizam, cabe a nós a mudança de comportamento em relação aos produtos que chegam em nossas mãos.

Separar os plásticos, enviando-os para a reciclagem, por exemplo, evita que uma matéria-prima rica – e que podem dar vida a novos produtos – vá parar nos aterros ou na natureza.

É por isso que existem iniciativas que contribuem para prolongar a vida útil do plástico – como a trituração, por exemplo – que facilita a sua inserção no mercado da reciclagem.

A Fragmaq é especializada em trituradores e em outras soluções que contribuem para o descarte correto e reaproveitamento de materiais, auxiliando a preservação e manutenção do meio ambiente.

Além dos trituradores de plásticos, a Fragmaq também produz picadores de madeira, esteiras para a separação de itens recicláveis e uma linha de equipamentos que fazem a descaracterização de materiais alimentícios, cosméticos e químicos. Conheça aqui a linha completa de produtos.

Veja também