dez 25

Israelenses conseguem extrair água do ar

Com a tecnologia inovadora, é possível contribuir com comunidades que não possuem fácil acesso ao fornecimento de água potável

De acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma em cada três pessoas no mundo não possui acesso à água potável de forma segura. Isso significa que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com este problema em todo o planeta.

E à medida que acompanhamos os eventos da mudança do clima, sabemos que essa dificuldade de acesso pode piorar ainda mais. Estima-se que até 2025, metade da população mundial estará vivendo em áreas de escassez hídrica.

Pensando em como reverter esse problema, a startup israelense Watergen divulgou uma invenção tecnológica capaz de produzir água fresca “do nada”. Na verdade, essa extração ocorre de algo que nossos olhos não podem ver, que é a umidade do ar.

Como a água é retirada do ar?

Através do processo de condensação, ou seja, quando o vapor é resfriado e transforma-se em líquido, a umidade do ar é convertida em água.

Para ficar apropriado ao consumo, este líquido é filtrado e purificado com carbono e, para reforçar a purificação, eles utilizam raios ultravioleta. Depois de todo esse processo, a água é armazenada em um reservatório, onde é mantida fresca.

Crianças da Serra Leoa, na África, bebem água purificada.

A empresa desenvolveu dois tipos de extratores de água: os industriais, que atendem a uma grande escala, e os de pequena escala, pensados para o uso doméstico. Os condensadores não necessitam de nenhuma infraestrutura especial para operar. Eles podem funcionar alimentados por geradores a diesel, painéis solares ou energia elétrica, dependendo do modelo.

A vantagem é que estes extratores são mais eficientes em termos energéticos do que outros tipos de condensadores de água, pois utilizam apenas 250 watt-hora (Wh) de potência por litro. Para se ter uma ideia, o modelo GEN-M da Watergen pode produzir até 800 litros de água por dia. A máquina possui 780 quilos e é facilmente transportável, pois foi projetada especialmente para ajudar comunidades isoladas que não têm acesso à água limpa e pura.

Além disso, eles também possuem um caminhão que atende grandes emergências e ocorrências de desastres naturais, levando água limpa e fresca para os necessitados. De acordo com a empresa, os caminhões podem transportar com segurança geradores de água com capacidade para 900 litros.

Fazer água em casa

A empresa também disponibiliza um gerador de água doméstico. Batizado de Genny o equipamento é semelhante a um bebedouro comum e fornece água fresca e segura para o consumo. Diferente dos filtros e purificadores de água, ele dispensa qualquer ligação hídrica para o funcionamento. Como a água é retirada da umidade do ar, basta conectá-lo na tomada de casa ou do escritório e aguardar. Genny é capaz de fornecer até 27 litros de água pura e fresca por dia.

Veja também