ago 09

Grupo Fragmaq ganha prêmio POPAI na categoria ecoeficiência

Coletor de copinhos descartáveis faz parte do Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP), uma iniciativa das empresas Braskem e Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio das empresas Altacoppo, Copobrás e Jaguar Plásticos.

O Grupo Fragmaq – que integra várias empresas, dentre elas a Fragmaq – e a Arquifoam foram premiadas no último dia 07 de agosto, com o índio de prata do Prêmio Popai Brasil 2019, na categoria ecoeficiência, pelo desenvolvimento de um coletor de copinhos descartáveis pós consumo, que visa estimular a reciclagem do mesmo. Na edição deste ano, o evento foi realizado no Espaço Sim Varejo, durante a Brazil Promotion, no Transamerica Expo Center. Além do índio de prata, a Arquifoam também conquistou outros três prêmios, com projetos realizados com a Panini, Hasbro e Pepsico do Brasil.

O prêmio Popai Brasil foi criado exclusivamente para reconhecer os projetos de maior eficácia e originalidade, nas áreas de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação. Empresas conceituadas como O Boticário, McDonald´s e Coca-Cola concorreram em outras modalidades.

Coletor de copos de polipropileno

A ideia de desenvolver um coletor de copos descartáveis, partiu de um desafio: elaborar um produto moderno, de fácil comunicação, mas que ao mesmo tempo fosse leve e fácil de ser transportado. Foi então que os vencedores encontraram no próprio material dos copos, o polipropileno, a saída para o desenvolvimento do produto. Além de ser 100% reciclável, podendo, inclusive, ser reciclado junto com os copos, a sua instalação é simples e seu transporte gera muito menos impacto ambiental, já que pode ser desmontado.

O uso do coletor pode reduzir em até 10 vezes o volume gerado de copos, se comparado com lixeiras convencionais.

O design é outro aspecto que chama a atenção, pois ele comunica de forma clara e objetiva.
“O coletor de copos de polipropileno associa duas funções, a da coleta e a comunicação, já que ele foi desenvolvido para comunicar ações e campanhas de sustentabilidade, conscientizando o consumidor de que o descarte correto do copo é da responsabilidade de cada um”, afirma Johnny Brandão, diretor de criação do grupo Fragmaq.

A responsável em dar forma a ideia e necessidade do projeto foi a Arquifoam, uma empresa também alinhada aos conceitos de sustentabilidade. “Levamos a nossa ideia para a Arquifoam, e ficamos muito surpresos com sua criatividade e atendimento, eles realmente se preocupam com o negócio do cliente”, afirma o diretor do Grupo Fragmaq, Hélio Makoto Hatisuka Junior.

Esta parceria deu tão certo que eles também aderiram ao Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP). “O prêmio Popai é um dos mais importantes do mercado e estamos muito felizes por fazer parte disso. Nada poderia acontecer sem os nossos clientes, por isso, somos muito gratos ao prêmio e a eles, afirma o diretor Comercial da Arquifoam, Carlos Henrique Leão.

O desafio da logística reversa

O coletor de copos de polipropileno é fundamental para o Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP). O programa faz parte da Plataforma Wecycle da Braskem, e foi criado para conscientizar as pessoas para a responsabilidade do descarte correto do copinho plástico.

Este projeto nasceu com a missão de disseminar a valorização dos resíduos plásticos ao longo de toda a rede produtiva, transmitindo informações e sugestões de boas práticas sustentáveis junto a diferentes perfis e setores da economia.

Além disso, o programa conscientiza e desmistifica a questão de que o plástico é o grande vilão do meio ambiente. “O plástico é um material que pode ser reciclado diversas vezes, economizando recursos naturais, com um impacto muito menor do que o uso de copos reutilizáveis, quando comparada a quantidade de água que é utilizada para lavar um copo e a quantidade de água utilizada na fabricação de um copinho plástico, explica Hélio.
Por isso, está em nossas mãos a escolha do destino que damos ao plástico: seu copo, sua responsabilidade.

Veja também