nov 13

Empresas europeias se comprometem a usar 10 milhões de toneladas de plástico reciclado até 2025

Documento foi assinado por mais de cem empresas que se comprometem em adotar ações voluntárias para valorizar a reciclagem do plástico

Mais de 100 empresas públicas e privadas da Europa assinaram no último mês uma declaração da Aliança para a Economia Circular do Plástico (Circular Plastics Alliance), que promove ações voluntárias para a valorização da reciclagem do plástico no mercado da União Europeia.
A declaração visa estabelecer como a Aliança alcançará a meta de usar 10 milhões de toneladas de plástico reciclado na produção de novos produtos até 2025. Essa meta foi estabelecida pela Comissão Europeia em sua Estratégia de Plásticos para 2018, como parte de seus esforços para impulsionar a reciclagem de plásticos na Europa.

A declaração foi assinada por pequenas, médias e grandes corporações, associações comerciais, entidades de pesquisa e autoridades locais, endossando a meta de utilizar 10 milhões de toneladas de plástico reciclado, além de também exigir uma mudança nas formas de descarte desse importante resíduo, eliminando-o da natureza e dos aterros sanitários. Dentre as empresas que já assinaram o compromisso estão a Basf, Coca Cola, Danone, Electrolux, Henkel, Nestlé, P&G, Unilever, entre outras.

O documento estabelece as seguintes ações para que a meta seja atingida:

● melhorar o design das embalagens plásticas, tornando-as mais recicláveis;
● identificar o potencial de ampliação da coleta, triagem e reciclagem de resíduos plásticos em toda a União Europeia, bem como as lacunas de investimento;
● construção de uma agenda de pesquisa e desenvolvimento para a cadeia do plástico;
● estabelecimento de um sistema de monitoramento transparente e confiável para rastrear todos os fluxos de resíduos plásticos na Europa.

Próximos passos

A declaração da Aliança permanecerá aberta à assinatura no site da Comissão para que mais signatários se juntem ao longo do tempo, em particular autoridades públicas de toda a Europa.
As associações e empresas também serão incentivadas a assumir compromissos voluntários de uso ou produção de plásticos reciclados. Os interessados podem obter mais informações através do e-mail: grow-env-rplastics-pledge@ec.europa.eu.

Veja também