mar 11

Empresa desenvolve filme plástico compostável

Material é próprio para ser utilizado na embalagem de produtos alimentícios

Aquele filme aderente, que embala alimentos frescos, ganhou uma versão sustentável. A BASF e o Grupo Fabbri desenvolveram o primeiro filme esticável (stretch), transparente e compostável. Produzido em parte a partir do milho, o ecovio é uma linha de polímeros que, se encaminhados da maneira correta para usinas de compostagem, se transforma em adubo. E com ele foi produzido o Nature Fresh, um filme aderente aprovado para ser utilizado em contato com alimentos.

Carnes, frutos do mar, frutas, verduras e legumes podem ser embalados manualmente ou com equipamento automático, sendo possível o uso também em embalagens esticáveis industriais. Essas características ajudam o filme a manter os alimentos frescos por mais tempo em comparação às alternativas de Policloreto de Vinila (PVC) e Polietileno (PE).

Desta forma, após o uso, o produto pode ser compostado juntamente com qualquer resíduo de alimento, seja em compostagem doméstica ou industrial, permitindo a reciclagem orgânica, ajudando a fechar o ciclo para uma economia circular.

“O mercado passa por mudanças e busca por alternativas ao PVC, que, atualmente, é o padrão de performance para a maioria dos filmes esticáveis aderentes para produtos frescos. Com isso, temos consideráveis emissões de gases de efeito estufa advindas do desperdício de alimentos. Frutas e legumes, por exemplo, são responsáveis por 33% das emissões de gases de efeito estufa de todo os resíduos de alimentos no mundo todo. O ecovio compostável permite a produção de um filme aderente que prolonga a vida útil dos alimentos frescos e, ao mesmo tempo, pode ser compostado após o uso, juntamente com os resíduos orgânicos, de acordo com a legislação nacional” explica Carsten Sinkel, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios Globais de Biopolímeros da BASF.

Adaptação para o mercado

Visando encontrar a combinação perfeita de um material sustentável com propriedades de embalagem e fácil empacotamento, as empresas se uniram para desenvolver um material que possa ser usado não só manualmente, mas também em máquinas empacotadoras. “O próximo passo da Fabbri é combinar o Nature Fresh com as empacotadoras automáticas, usado-o juntamente com as bandejas e etiquetas do mesmo material, para obtermos uma embalagem compostável completa”, comenta Stefano Mele, CEO do Grupo Fabbri.

O filme Nature Fresh pode ser encontrado em quatro formatos diferentes: como rolos para máquinas de embalagem manuais ou automáticas em indústrias de embalagens de alimentos; para cortadores de caixas em hotéis, restaurantes e serviços de catering; como rolos jumbo para conversores e rolos para embalagens manuais para o consumidor final.

Foto: divulgação

Veja também