Conheça uma nova plataforma totalmente voltada para a reciclagem

O portal Liga da Reciclagem traz notícias, entrevistas e vídeos sobre o tema

Se você deseja saber mais sobre as vantagens da reciclagem, a Novelis lançou recentemente uma plataforma digital chamada Liga da Reciclagem, que tem como objetivo promover o tema de maneira transversal e conscientizar a sociedade sobre a importância de seus benefícios.

Neste projeto, a empresa busca fortalecer sua rede de parceiros no setor, organizando projetos sociais e campanhas educativas junto a cooperativas, organizações e ao poder público.

O movimento aborda a reciclagem do alumínio sobre a ótica dos três pilares da sustentabilidade: econômico, ao impulsionar e disseminar a economia circular; ambiental, ao promover os benefícios de redução de consumo de recursos naturais e energia causados pela reciclagem e social, por meio da conscientização sobre a importância dessa atividade para geração de renda e do empreendedorismo.

Iniciativas da Liga da Reciclagem

A primeira ação realizada através da Liga da Reciclagem aconteceu no carnaval deste ano durante o desfile do bloco Galo da Madrugada em Recife e São Paulo. Cerca de 400 catadores recolheram nove toneladas de latas de alumínio que foram devidamente descartadas após a ação. Durante o evento, cooperados também realizaram um trabalho de conscientização sobre o descarte correto dos resíduos ao distribuírem sacolas recicláveis ao público presente. Em Olinda, a Liga também atuou em parceria com a Cooperativa Coocencipe, coletando 20 toneladas de alumínio durante os cinco dias de carnaval da cidade.

Ainda neste ano, o projeto lançou uma campanha de ação emergencial em decorrência da Covid-19 voltada às cooperativas com o intuito de educar sobre prevenção da propagação da doença. Através da campanha, os cooperados puderam esclarecer dúvidas legais quanto à operação durante o isolamento social com o departamento jurídico da Novelis, receberam doações de máscaras de pano e orientação sobre o uso correto e cuidados especiais com a higiene. Além disso, ainda foram organizadas palestras online com as cooperativas parceiras sobre prevenção e cuidados básicos e doações de cerca de 700 cestas básicas de alimentos para cooperativas na Grande São Paulo, Salvador, Recife, Olinda e Natal. A campanha educativa também recebeu uma versão para WhatsApp onde os cooperados recebem informações em seus celulares sobre como se proteger corretamente da Covid-19.

Dados curiosos sobre a reciclagem do alumínio:

  • 100% do alumínio de uma lata pode ser reciclado;
  • 1 lata de alumínio reciclada economiza energia para manter uma lâmpada ligada por 20 horas;
  • O Brasil é um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas de alumínio
  • 96,9% é o índice de latas de alumínio recicladas no Brasil, em 2018;
Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.