set 18

4 iniciativas curiosas e sustentáveis na África

Conheça alternativas sustentáveis e de baixo custo adotadas em comunidades na África e que podem ser a solução para muitos países

Algumas comunidades na África estão encontrando soluções criativas para o reaproveitamento de materiais recicláveis ou renováveis, que podem ser seguidas como exemplo em muitos outros lugares. Conheça algumas delas:

Casas de garrafa PET

Uma Organização Não Governamental africana conseguiu mostrar ao mundo que com garrafas PET e muita areia é possível construir uma casa incrível! A casa do projeto Nkada além de ser totalmente sustentável – já que reaproveita garrafas PET – também é bastante resistente, uma vez que pode resistir ao impacto de balas, incêndios e terremotos.

O projeto faz parte do trabalho da Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE), em parceria com a ONG Africa Community Trust, que tem sede em Londres.

Construções como esta contribuem para resolver dois problemas: o de aumentar a vida útil de um resíduo que iria para o lixo e também o de resolver o problema de moradia de comunidades de baixa renda. Para conhecer melhor o projeto, acesse a página deles no Facebook.

Carro movido a energia solar e eólica

Um estudante da Nigéria resolveu um problema de combustível para o seu veículo de forma criativa e sustentável. Em 2015 ele fez uma experiência com o seu fusca, transformando-o em um veículo movido a energia eólica e solar.

Para isso, o carro de Segun Oyeyiola ganhou um painel solar gigante e uma turbina eólica, instaladas sob o capô. Tudo foi feito com sucata que ele recebeu de doação de amigos e parentes.

As baterias do fusca levam de cinco a seis horas para carregar, mas ele está tentando melhorar este tempo. O estudante africano instalou no painel aplicativos que se comunicam através do sistema GPS e monitoram as condições do veículo. O estudante relatou ao site da Co.Exist que decidiu criar este veículo para reduzir as suas emissões de dióxido de carbono e provar que outras opções de geração de energia são possíveis.

Banho sem água

De olho na economia de água, o jovem empreendedor sul-africano Ludwick Marishane desenvolveu um produto que permite tomar banho sem usar água. O método inusitado e curioso, também é uma solução para habitantes de regiões onde a água é um recurso escasso. O seu produto, que recebeu o nome de DryBath, é um gel germicida e hidratante que pode ser aplicado em todo o corpo em substituição da água e do sabão.

Durante a pesquisa para a criação do gel, Ludwick descobriu que mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem sem acesso a água limpa, sendo 450 milhões na África e cinco milhões na África do Sul. Pesquisas contínuas revelaram que as doenças relacionadas ao saneamento são frequentemente encontradas nessas áreas pobres e a falta de água é uma das principais causas das infecções. De acordo com o site do fabricante, um frasco de 250 ml fornece 15 lavagens, o suficiente para substituir metade dos banhos de um mês, se usado de três a quatro vezes por semana.

Bote de garrafa PET

Em Camarões, uma associação sem fins lucrativos decidiu fazer algo surpreendente para resolver o problema do descarte incorreto de garrafas PET. Através de um trabalho de educação ambiental, a Madiba & Nature resolveu montar botes flutuantes com as garrafas.

De acordo com a associação, a região ribeirinha da cidade de Kribi, na qual o projeto foi fundado, necessitava de barcos para pesca e os botes de garrafa PET foram criados para suprir essa demanda. Além disso, com esta iniciativa eles resolveram outro problema, que era as enchentes causadas pela poluição plástica nos córregos da cidade. Para construir uma embarcação são utilizadas cerca de mil garrafas, que leva aproximadamente uma semana para ser construída. Para isso, os estudantes camaroneses passaram a recolher garrafas tanto em Kribi como nas cidades vizinhas.

Veja também