fev 06

Como fazer móveis com material reciclado

Separar o lixo para a coleta seletiva se transformou em um hábito para muitas famílias. A atitude é de grande importância, pois diminui a quantidade de resíduos no meio ambiente. Isso porque, além de demorar para se decompor, alguns tipos de lixo prejudicam a decomposição de outros materiais, poluindo o solo.

No entanto, pode-se fazer muito pelo meio ambiente ao reutilizar materiais e transformá-los em novos objetos – técnica conhecida como upcycle –, uma vez que esta atitude evita o consumo de novas matérias-primas.

Confira abaixo como fazer móveis com material reciclado e dê um destino nobre àquilo que viraria lixo:

Pallets

Os pallets são materiais versáteis que podem originar sofás, camas, mesas de centro, poltronas, divisórias e até revestimento interno para ambientes descolados. Para o sofá, basta empilhar pallets e colocá-los lado a lado, até alcançar a altura e o comprimento desejados. Aposte em assentos e almofadas da sua preferência e você terá um móvel que também pode ser usado como cama.

flickr.com / Duncan Blair Você pode incrementar a sua mesa usando rodízios para deixá-la mais alta e um tampo de vidro.

Carretéis

Dependendo do tamanho, o material pode ser transformado em mesa de canto, de centro e até de jantar. Para quem prefere utilizá-lo em ambientes mais modernos, pode pintá-lo da cor de preferência e apostar em um tampo de vidro.

Pneus

Muito poluidores, os pneus usados podem ser reaproveitados e dar origem a puffs incríveis: basta revesti-los com tecidos, fios de algodão ou fibras naturais.

Garrafas PET

O material também pode ser transformado em puff, peça coringa na decoração de uma casa. Confira como fazer isso no post “Como fazer puff de garrafa PET”.

Escada

Reaproveite aquela velha escada de madeira e algumas tábuas para montar uma simples e útil estante para qualquer ambiente da casa.

Caixotes de madeira

Mesas, estantes, racks e nichos são peças que podem ser montadas com alguns caixotes de madeira. Basta lixar, pintar e deixar a criatividade livre na hora de mobiliar o ambiente.

Livros, revistas e jornais

Empilhe aquelas revistas e jornais – ou livros – antigos, que estavam esquecidos em um canto da casa e dê uma utilidade inesperada para eles: faças bancos e mesinhas charmosos e criativos. Também é possível soltar a criatividade e fazer artesanato com jornais e revistas velhos.

Veja também