fev 28

O que é metabolismo social?

© Depositphotos.com / belchonock O metabolismo social trata da entrada de materiais e de energias em seu sistema para o desenvolvimento.

A nossa sociedade, seu desenvolvimento, suas formas, meios e métodos de produção, a maneira como uma sociedade ou um grupo social de relaciona entre si, dentre outros fatores, são objetos de estudo de muitas áreas acadêmicas e científicas.

Para entendermos o que é metabolismo social, precisamos, primeiramente, compreender o significado do termo metabolismo, também amplamente empregado em muitos campos de estudo, especialmente na biologia.

De maneira geral, o metabolismo pode ser compreendido como sendo a soma de todas as mudanças químicas e físicas que ocorrem em células vivas, por meio do qual a energia é fornecida para a ocorrência dos processos vitais.

Ou seja, pode-se dizer que o metabolismo está associado diretamente com a sobrevivência e com a estratégia de defesa de um organismo.

Já o metabolismo social pode ser compreendido como sendo uma propriedade de um grupo ou de uma sociedade, quando com relação às entradas de materiais e de energias em seu sistema.

Tal qual ocorre com os processos celulares acima mencionados, no metabolismo social a entrada de energia e de materiais dentro de um grupo ou de uma sociedade, permite à esses que também sobrevivam e também de desenvolvam.

Assim, o estudo do metabolismo social é tido como uma ferramenta utilizada para a compreensão dos processos de uma sociedade em uma época específica, e se, nesse dado momento, há ou houve a existência de sustentabilidade.

Aprofundando-se no estudo do metabolismo social, pode-se concluir que o mesmo constitui uma forma bastante útil para o aprendizado das seguintes matérias:

–  da lógica empregada nos meios e nos métodos de produção;

–  da lógica dos relacionamentos sociais a partir dos fluxos de energia;

– da lógica dos relacionamentos sociais a partir dos fluxos dos materiais que são retirados, transformados e, posteriormente, devolvidos à natureza.

Veja também