fev 26

Portugal terá o primeiro museu dedicado à reciclagem

O espaço será inaugurado em Lisboa, que também é a Capital Verde Europeia de 2020

Muito em breve Lisboa receberá um museu inteiramente dedicado à reciclagem. A ideia, segundo os organizadores, é criar um espaço temporário onde os visitantes possam fazer uma viagem pelo mundo do consumo e da reutilização.

O espaço está previsto para ser inaugurado no dia 17 de maio e será instalado em uma área de um estacionamento subterrâneo em Alcântara, um bairro de Lisboa, onde ficará por um ano. Após o término da exposição, tudo que compõe a mostra será reciclado ou reutilizado.

Batizado de ReMuseu, o local tem como objetivo valorizar os resíduos e a reciclagem, além de promover o conhecimento sobre o meio ambiente e incentivar a mudança de hábitos da população.

O espaço contará com sete salas, onde os visitantes serão convidados a refletir sobre as questões ambientais. A entrada será gratuita, mas os visitantes devem levar alguma embalagem reciclável.

Lisboa, capital verde

Lisboa foi eleita a capital verde europeia deste ano e, além do ReMuseu, a cidade mostra que está trabalhando em uma série de medidas em prol do meio ambiente.

Uma das ações que levou a cidade a receber o título são as medidas restritivas para a utilização de carros. Lisboa está mudando a paisagem ao priorizar os espaços para pedestres e ciclistas, reduzindo as ruas para carros e locais de estacionamento na Baixa, centro histórico e comercial da cidade. A partir de junho, só os veículos de moradores, lojistas, transportes públicos, motos e veículos elétricos poderão circular pelo local. As alterações, de acordo com a prefeitura local, visam cumprir o compromisso de redução de 60% nas emissões de CO2 até 2030, além da neutralidade de carbono até 2050.

Com esta medida, pelo menos 40 mil veículos deixarão de circular na região, resultando em uma redução anual de cerca de 60 mil toneladas de CO2, de acordo com a prefeitura.

O prefeito de Lisboa, Fernando Medina, publicou em seu twitter um vídeo da campanha que a cidade está fazendo para tornar-se mais verde. Confira aqui:

Veja também