abr 25

Monitoramento é a base para minimizar acidentes ambientais

O avanço industrial, cada vez tomando mais impulso, traz progresso, mas também a possibilidade de colocar em risco o meio ambiente, se algum acidente vier a acontecer.

Uma situação como essa pode tornar o solo e a água impróprios para o consumo, irrigação ou lazer. Para evitar que um problema dessa magnitude ocorra, empresas têm intensificado a implementação de políticas sustentáveis que promovam a segurança ecossistêmica de seus parques industriais.

O primeiro passo para gerenciar os riscos ambientais das corporações é proceder o monitoramento ambiental. É nessa atividade que será feito o acompanhamento contínuo e sistêmico das áreas da empresa, avaliando as condições de solo, ar, água e demais fatores presentes no ambiente, a fim de evitar possíveis acidentes. Algumas indústrias, com tubulações e tanques enterrados, podem contaminar toda uma área sem perceber. No entanto, com monitoramento constante, é possível identificar o vazamento logo no início e evitar que o caos se instale.

Dados relevantes

Por meio do monitoramento se obtêm dados que possibilitam identificar o nível de conservação, preservação, degradação ou recuperação de uma área. Se houver contaminação ambiental, é preciso realizar estudo que identifique os potenciais contaminantes que fizeram parte do histórico do local, além de análises no solo e na água para a identificação e quantificação dos níveis destes poluentes. Com essas informações em mãos, empresas especializadas desenvolvem e aplicam processos de remediação que reduzirão o nível da contaminação. O constante monitoramento indicará a redução dos níveis de contaminação no ambiente e será suporte para as medidas de planejamento e controle.

Monitoramento desde o início

Nos casos de aquisição de uma nova área industrial, é importante que seja feita uma profunda análise ambiental do terreno, pois não é situação incomum que o espaço já esteja contaminado. Tendo essa avaliação prévia, pode-se descontaminar a área antes de a indústria iniciar suas operações.

A quantia gasta para descontaminação de um terreno é, na maioria dos casos, maior do que os investimentos necessários para o monitoramento que permite a detecção de qualquer problema, ainda em fase precoce e mais fácil de ser solucionada.

Veja também