abr 22

Empresa da Indonésia converte resíduos em carbono

O produto final obtido através do processo desenvolvido pela empresa pode ser utilizado como fertilizante natural, combustível além de outras aplicações

Atualmente, mais de 2 bilhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente em todo o mundo, de acordo com a ONU. Estima-se que 50% desses resíduos são reciclados, compostados e enviado para os aterros sanitários. A outra metade não possui gerenciamento adequado, e acaba sendo queimada – e, com isso, libera gases tóxicos e compostos cancerígenos, colocando em risco a saúde humana -, ou depositada em locais a céu aberto, podendo ir parar nos mares e oceanos.

É por isso que, cada vez mais, o investimento em soluções para o gerenciamento de resíduos é tão necessário.

Uma empresa da Indonésia, Sampangan, encontrou uma solução diferenciada para o processamento dos resíduos sólidos.

A tecnologia desenvolvida pela empresa é chamada de carbonização e permite que qualquer tipo de resíduo, seja ele orgânico, inorgânico, eletrônico, tóxico, seco ou úmido, seja convertido em carbono para uso na agricultura ou em indústrias.

A carbonização, que é uma radiação de calor, foi inventada pelo cientista da empresa, Dr. Ishenny, e transforma resíduos orgânicos e inorgânicos em carbono. Eles também usam um processo de hidrociclone, que visa neutralizar a fumaça da combustão.

Produtos resultantes

Os produtos resultantes deste processo podem ter várias finalidades. Uma delas é o fertilizante natural, uma solução eficaz para a agricultura e que não causa danos ao meio ambiente. Além disso, eles também produzem um gás ecológico, que pode ser empregado como uma alternativa limpa ao GNL (Gás natural liquefeito), usado para cozinhar ou para gerar energia.

O processo desenvolvido pela empresa cria ainda uma fumaça líquida, utilizada como desinfetante para remover o mau cheiro e indicada para uso industrial ou doméstico, além de pesticida orgânico, fungicida e herbicida para a agricultura.

Recentemente a empresa foi nomeada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, como um dos dez empreendimentos empresariais a ingressar no Accelerate 2030 Global e atualmente fornece a sua solução de processamento de resíduos para governos e indústrias em regiões da Indonésia.

Veja também