ago 14

Dicas para reduzir o consumo de embalagens durante as compras

Quando vamos ao supermercado, nem sempre nos damos conta do volume de embalagens que levamos para casa. Mas existem várias maneiras de evitar isso. Confira as nossas dicas!

Fernanda Correia

Você já reparou que praticamente tudo o que consumimos vem em uma embalagem? Por isso, a partir do momento que adquirimos algo, devemos ter em mente que o destino final daquele resíduo (que um dia serviu como embalagem) passa a ser de nossa responsabilidade.

Grande parte dos materiais que envolvem os produtos podem ser reciclados, mas para que isso ocorra, é preciso que cada um faça a sua parte, caso contrário, estas embalagens poderão se acumular nos aterros e lixões (demorando centenas de anos para se decompor) ou até mesmo ir parar nos oceanos.

Recuse sempre que possível

O primeiro passo para um uso consciente de embalagens é recusar o que não for necessário. Quantas vezes vamos ao supermercado para comprar frutas e legumes, por exemplo, e utilizamos um saquinho para acondicionar estes alimentos e depois, ao passar pelo caixa, ainda colocamos tudo em outra sacola. Embalagem demais gera desperdício desnecessário. Pegue o que você vai precisar e leve para casa utilizando sacolas retornáveis. Se o plástico para embalar o alimento for indispensável, evite colocá-lo dentro de outra embalagem descartável.

Reutilize e recicle

Se a embalagem for inevitável, ao chegar em casa com as suas compras, procure uma maneira de reutilizá-las. As sacolinhas de supermercado, por exemplo, podem ser usadas mais de uma vez para ir às compras ou como enchimento de almofadas. As caixas de papelão podem ser transformadas em objetos decorativos, caminhas para animais de estimação e até mesmo um porta-treco. Com um pouco de criatividade, tudo pode ter um destino correto e sustentável.

Recicle

Reciclar é um passo importante para o consumo consciente de embalagens. Nem sempre é possível comprar tudo a granel, por isso, ao adquirir produtos para a sua casa, opte por embalagens maiores, refis ou aquelas retornáveis. Ao invés de comprar uma garrafa de 1 litro de água sanitária, por exemplo, é muito melhor comprar uma embalagem maior, de 5 litros. Além de economizar (porque comprar em quantidades maiores sai mais barato) você também contribui para reduzir o consumo de embalagens. Embalagens plásticas são 100% recicláveis, por isso, é muito importante colocar este material no lixo reciclável após o consumo.
Você tem alguma dica de redução de consumo de embalagens durante as compras? Conte para nós!

Veja também