dez 18

Qual a maneira correta de descartar medicamentos vencidos?

Você lembra em que lugar descartou o último remédio que venceu? Foi no lixo comum? Na privada? Você derramou dentro da pia? Descartá-los em locais que não são apropriados podem oferecer graves riscos à saúde e ao meio ambiente.

Seu descarte deve ser feito em coletores específicos, para que possam ser encaminhados para destinos finais corretos, onde farão a destruição apropriada. Afinal, um remédio descartado de forma incorreta pode afetar diretamente o solo e a água, ocasionando graves doenças e contaminação.

Segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é um dever obrigatório descartar de modo correto qualquer medicamento, seja em coletas seletivas ou em farmácias e drogarias.

No entanto, muitas pessoas ainda sofrem com a falta de informação sobre os descarte de medicamento. Dessa forma, acabam jogando seus remédios em lixo comum, sem saber que estão prejudicando o meio ambiente. Mas, a Anvisa já possui uma lista de postos de coleta credenciais, que recolhem os resíduos.

Os estabelecimentos e prestadores de serviços, do setor da saúde que lidam com medicamentos cumprem com as normas da Anvisa, RDC 306/04, que regula o gerenciamento de resíduos. Ou seja, toda responsabilidade para a destinação final é sempre do estabelecimento gerador do resíduo.

descarte de medicamentos

Estima-se que 20% dos medicamentos sejam descartados incorretamente

Segundo estudo realizado pela Faculdade Oswaldo Cruz, entre 1.009 pessoas entrevistadas em São Paulo, 7% já conheciam como realizar o descarte de medicamento da forma correta. Enquanto, 75,32% não sabiam e afirmaram que descartam os remédios no lixo comum. Além disso, 6,34% disseram que jogam na pia ou no vaso sanitário.

Riscos à saúde e ao meio ambiente

Quando realizamos o descarte de medicamento vencido de forma incorreta, estamos abrindo caminhos para que os mesmos, que não são metabolizados, cheguem de forma original aos aterros, podendo contaminar o solo e o lençol freático em concentrações até maiores que o esgoto.

Os problemas causados pelos medicamentos ainda são desconhecidos. Mas sabe-se que quando diluídos na água podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismos aquáticos. Além disso, seu descarte em lixo comum pode trazer riscos para a saúde da população e dos animais.
Como dito acima, isto acontece por falta de informação do descarte correto por parte da população.

Evite o desperdício

Não compre medicamentos sem necessidade ou em grandes quantidades apenas para deixar armazenados em casa. Afinal, com certeza metade irá vencer sem nem ao menos precisar usar.

Outra coisa, o paciente precisa receber o medicamento apropriado e na dose certa! Desta forma o uso é regrado, sem exageros, sem automedicação e sem interrupção do tratamento. Por isso, peça ao seu médico uma prescrição completa e coerente, para que você compre apenas o necessário.

Ensine a sociedade sobre o descarte

Muitas pessoas desconhecem a importância do descarte correto, e é seu dever informar aqueles que são próximos sobre a maneira correta de fazê-lo. Ensine para seus amigos e familiares o porquê de fazer o descarte correto e conte onde possui coletas seletivas. E claro, não esqueça de mencionar as farmácias e drogarias.

Faça o descarte de medicamento da forma correta

Seu medicamento venceu e você só percebeu isso agora? Não tem problema! Mas, antes de jogar dentro da sua privada ou na pia, pense no impacto que esta ação causará para você e ao meio ambiente.

Desta maneira, pesquise e encontre pontos de coleta perto de casa para o descarte de medicamento vencido, como drogarias e farmácias.

Agora que você já sabe a importância, que tal procurar o posto de coleta mais próximo de você?

Veja também