maio 19

O ciclo do carbono e sua relação com o efeito estufa

Como todos sabem, as plantas realizam o processo de fotossíntese retirando o carbono do CO2 do ambiente, sendo esse o processo de formatação de matéria orgânica. Já a matéria orgânica, por sua vez, é oxidada pela respiração celular, resultando em liberação de CO2 para o ambiente.

Ao mesmo tempo, tanto a queima como a decomposição de combustíveis fósseis, tal como petróleo e carvão, também promovem a liberação de CO2 no ambiente. Lembrando que, ainda hoje, nossa sociedade moderna tem em combustíveis fósseis (e extremamente poluentes) sua maior forma de geração e produção de energia.

© Depositphotos.com / leeser A liberação de gás carbônico no ambiente ocorre, principalmente, com a queima de combustíveis fósseis.

Assim, ressalta-se também que o aumento de CO2 na atmosfera também promove o agravamento do que é conhecido como “efeito estufa”, que, além de muito perigoso, pode provocar diversos desastres ambientais.

O Efeito Estufa

O temido “efeito estufa”, nada mais é do que a forma que a Terra dispõe para manter sua temperatura de maneira constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, ao passo em que, em torno de 35% da radiação que recebemos é refletida de volta ao espaço. Os outros 65% permanecem retidos na Terra.

O perigo na emissão grande emissão de CO2 na atmosfera está justamente na retenção da radiação na Terra, promovendo o aumento das temperaturas. Isso ocorre principalmente pelo efeito de gases como o Ozônio, Metano, Óxidos de Azoto e Dióxido de Carbono.

Infelizmente, nos últimos anos, devido a emissão de poluentes, a concentração de dióxido de carbono em nossa atmosfera tem aumentado gradativamente, em torno de 0,4% ao ano.

Este temido aumento se deve, logicamente, ao uso de gás, carvão e petróleo e também ao contínuo desmatamento e destruição de florestas tropicais (como se sabe, é nas plantas que o dióxido de carbono, por meio do processo de fotossíntese, forma tanto o oxigênio como o carbono – esse último utilizado pela própria planta).

Assim, juntamente com a destruição das florestas tropicais e a emissão de mais gases poluentes, temos o aumento gradativo da temperatura, no que também é conhecido como “Aquecimento Global”.

Segundo especialistas, nos próximos 100 anos a temperatura da Terra pode ter um considerável aumento estimado entre 2 e 6º, aumento esse que alterará por completo não somente o clima em nível mundial, mas promoverá também o aumento do nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, resultando em grandes catástrofes em escala mundial.

Veja também