abr 01

A usina termelétrica e sua eficiência energética

Flickr.com / PAC 2 Apesar de altamente eficientes, as usinas termelétricas no Brasil funcionam com a queima de combustíveis fósseis.

Grande parte dos graves problemas ambientais que vivenciamos atualmente, como o aumento da temperatura do planeta, o aumento do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares e a ocorrência de fenômenos naturais, como furacões, tempestades, enchentes, secas e grandes nevascas, em regiões onde estes eventos não ocorriam anteriormente ou eram menos frequentes, são causados pelo ser humano e seu modelo de desenvolvimento econômico baseado na exploração ambiental e no uso de recursos naturais de forma desenfreada.

Há de se ressaltar também a contribuição extremamente negativa proveniente do desmatamento de florestas, principalmente para a produção de commodities. Esse problema, muito recorrente em países em desenvolvimento como o Brasil, colabora para o aquecimento global de forma decisiva, visto que as florestas, assim como os oceanos e o solo são os grandes responsáveis pela absorção dos gases causadores do efeito estufa.

A forma como a energia é produzida para abastecer as cidades e movimentar a economia dos países também é um fator que contribui para com a deterioração do planeta e para as mudanças climáticas. Mas, felizmente, com o avanço da tecnologia e pesquisas, temos alternativas para gerar energia de forma sustentável.

Produção de Energia no Brasil

No Brasil, dentre as principais fontes energéticas se destacam as usinas termelétricas, com 384 usinas em operação, representando um quarto de toda a energia gerada no país.

Nas usinas termelétricas à base de combustíveis fósseis, a primeira etapa de produção de energia consiste-se na queima de um combustível, que, com a geração de calor proveniente do processo, transforma água em vapor com o calor obtido na caldeira.

Após isso, o vapor é utilizado para que a turbina seja acionada, colocando-a em giro, o que, por sua vez, aciona o funcionamento do gerador elétrico. Na terceira etapa do processo de produção de energia, o vapor é então condensado, assim o resíduo de sua energia térmica é transferido diretamente para um circuito independente de refrigeração, completando o ciclo com o retorno da água à caldeira.

Se por um lado o uso de usinas termelétricas apresenta uma ótima eficiência energética, com alta capacidade de produção anual integral (diferentemente das usinas hidroelétricas que dependem das cheias dos rios para seu funcionamento); por outro lado há de se ressaltar também que o modelo de produção das usinas termelétricas adotado no Brasil é feito predominantemente da queima de combustíveis fosseis, sendo apenas um terço das usinas termelétricas do país à base de biomassa, tendo a cana de açúcar como o principal combustível. O que ressalta a importância de se investir em tecnologias que primem pela produção de energia limpa, como é o caso das usinas eólicas, por exemplo.

Veja também