Lixeira para reciclagem

As lixeiras coloridas facilitam e muito a coleta de lixo reciclável, pois possuem um indicativo de cores, que torna muito mais fácil para o reconhecimento do material alocado lá dentro.

Depositphotos.com/Pixelery.com As cores das lixeiras servem para inidcar o tipo de material que deve ser descartado.

Essas cores são padronizadas internacionalmente, facilitando bastante o serviço das coletas seletivas.

Com isso, quem ganha também é o cidadão consumidor, que apesar da correria do dia a dia, quer fazer a sua parte pelo meio-ambiente.

Por isso, confira uma lista de materiais recicláveis e as cores que eles devem ser descartados:

Azul – Papel e Papelão
Muita atenção: papéis secos e papelão devem ser descartados nesta lixeira, tendo muito cuidado, pois os sujos contaminam a reciclagem, e também procurando rasgar estes resíduos para facilitar.

Vermelho – Plástico
Nessa lixeira, devem ser jogados plásticos secos e sem impurezas, por exemplo embalagens de produtos que não foram utilizadas, como plástico bolha, até mesmo embalagens plásticas de margarina, iogurte, entre outros, mas essas devem ser lavadas antes do descarte na lixeira de reciclagem.

Verde – Vidro
Qualquer utensílio de vidro, com exceção de embalagens de medicamentos e perfumes que devem ser descartados separadamente ou onde foram adquiridos.

Amarelo – Metal
Aqui, jogue metais, como chapas de ferro, zinco, cobre, entre outros, mas apenas chapas lisas. Não jogue pilhas e baterias. Latas de refrigerante podem ser descartadas nessa lixeira.

Preto – Madeira
Já utilizada ou que esteja quebrada ou mesmo com arranhões e não podendo mais ser utilizada para outros meios.

Laranja – Resíduos perigosos
Fluidos de bateria, produtos com alta alcalinidade, como baterias, pilhas, metais pesados, etc.

Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Aqui, estamos falando de restos de medicamentos e embalagens dos mesmos, qualquer resíduo utilizado em área da saúde com exceção de resíduos orgânicos.

Roxo – Resíduos radioativos
Apenas componentes radioativos, mais usados por indústrias e hospitais.

Marrom – lixo orgânico
Aqui, estamos falando de restos de comida, cascas de fruta e afins.

Cinza – Resíduo geral
Entenda: na lixeira cinza entra o lixo não reciclável contaminado, ou contaminado não passível de separação (resíduos hospitalares, plásticos que estejam contaminados com bactérias etc).

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.