set 22

Já ouviu falar em energia sonora? Saiba o que é a geração de energia elétrica por meio de ruídos

As ondas sonoras são capazes de transportar energia sem transportar matéria. Essa energia sonora é transmitida pelo ar, graças ao movimento molecular entre dois ou mais objetos. Por ser uma onda mecânica, não pode se propagar no vácuo.

flickr.com / betmari Transmitidas pelo ar, as ondas sonoras são capazes de transportar energia sem transportar matéria.

O som é produzido quando dois objetos estão em direções opostas ou na mesma direção, com velocidades diferentes. As ondas são complexas, produzidas em diversas frequências de vibrações. Ao entrar em nossos ouvidos como ondas sonoras, essa energia se transforma em sinais elétricos que seguem pelos nervos até o cérebro, o que nos faz perceber o som.

Geração de energia elétrica por meio de ruídos
As ondas sonoras podem ser transformadas em energia elétrica por meio de indução magnética. A energia contida nos sons e ruídos produzidos nos grandes centros urbanos, por exemplo, pode ser aproveitada como uma fonte limpa e renovável de energia elétrica sustentável, beneficiando a sociedade e o meio ambiente.

Esse modelo alternativo de geração de energia já é conhecido no mundo da ciência e estudado pelo físico britânico Michael Faraday. No entanto, as pesquisas relacionadas à produção em larga escala ainda são pequenas.

Na França, um grupo de designers desenvolveu um projeto batizado de “Soundscraper”, baseado neste conceito. A partir da construção de torres em locais em que a intensidade dos ruídos urbanos é maior, pretendem transformar as vibrações da poluição sonora em energia cinética útil. De acordo com os estudos, uma torre dessas poderia produzir até 150MW/h, representando 10% do consumo da iluminação urbana de Los Angeles.

Além dos benefícios ao meio ambiente, a energia elétrica produzida a partir de ondas sonoras é uma alternativa mais barata. Mesmo que alimentando apenas equipamentos de pequeno porte, no somatório será capaz de economizar muita energia gerada pelos meios convencionais.

Veja também