jun 30

Qual a importância da reutilização da água da chuva?

© Depositphotos.com / illarionovdv Um sistema de aproveitamento de água da chuva valoriza ainda mais o imóvel onde o mesmo é instalado.

Quando falamos em consumo sustentável, devemos levar em conta não apenas as escolhas de compra, mas também as formas de utilização e reuso dos bens e recursos naturais disponíveis. Neste sentido, a reutilização da água da chuva é uma das melhores formas de gerar economia e preservar o meio ambiente.

Esse assunto vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente porque passamos por tempos de escassez e racionamento de água, o que torna fundamental a busca por soluções eficientes para evitar o desperdício.

Como reaproveitar a água da chuva

Uma das melhores maneiras de fazer o reaproveitamento é por meio de um sistema próprio de captação da chuva. Para isso, é necessária a instalação de calhas que captem e levem a água a um reservatório ou cisterna. É recomendada, ainda, a instalação de filtros para impedir que a água carregue sujeira e resíduos.

Essa água não é indicada para consumo ou para o banho, mas pode ser utilizada na irrigação de jardins e hortas, limpeza de áreas externas, lavagem de automóveis, limpeza doméstica e também na descarga dos banheiros.

Custo-benefício da reutilização

Segundo especialistas, o custo de implantação do sistema de captação de água da chuva varia entre quatro e oito mil reais. Embora este valor pareça relativamente alto, estima-se que residências e empresas que instalam o sistema conseguem uma redução de mais de 60% em seus gastos com água. Em médio e longo prazo, esse é um investimento que vale muito a pena tanto para o seu bolso quanto para o ambiente!

Veja também