set 15

O que é e qual a importância da gestão de recursos naturais?

flickr.com / NRCS Soil Health A gestão de recursos é essencial para o futuro das próximas gerações.

A gestão de recursos naturais é essencial para medir e controlar o uso consciente de fontes de energia dentro de um plano de desenvolvimento econômico e social que visa criar uma sociedade mais sustentável. Basicamente, a gestão de recursos consiste em metodologias e ações para conscientizar pessoas e empresas sobre a exploração excessiva da natureza e seus recursos.

Entre as principais medidas para uma boa gestão de recursos naturais, são estabelecidas políticas ambientais de preservação e recuperação de áreas desmatadas ou degradadas, além de processos eficazes de reflorestamento e exploração sustentável. Também são recomendados estudos que prevejam os impactos causados por novos empreendimentos ou projetos de ampliação.  A importância da gestão de recursos naturais está exatamente na capacidade de aliar o desenvolvimento e o progresso, sem deixar de preservar a natureza.

Um aspecto que tem dado bastante certo no que diz respeito à gestão de recursos naturais é o valor que os consumidores dão a empresas sustentáveis. Marcas que investem e reconhecem a importância da sustentabilidade e da preservação estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Mostrar responsabilidade ambiental traz resultados práticos em vendas, participação no mercado e investimentos externos de investidores nacionais e estrangeiros.

Dentro das ações de gestão ambiental, vale destacar a obrigatoriedade de licenças ambientais para exploração de áreas preservadas ou não. Além disso, é de vital importância a realização de estudos sobre impactos ambientais nas áreas solicitadas pela empresa e a consequente auditoria ambiental. Com tais processos é possível manter um cenário antes, durante e depois da atuação da empresa em determinadas áreas.

Vantagens da gestão dos recursos naturais
– Preservação da fauna e flora;
– Uso moderado de recursos naturais;
– Conscientização da empresa, funcionários, prestadores de serviço e da própria sociedade;
– Desenvolvimento sustentável: uma boa gestão de recursos naturais permite o desenvolvimento e crescimento das empresas e das cidades em plena harmonia com o ambiente. É um cenário onde todas as partes ganham direta e indiretamente;
– Fornecimento de recursos naturais: quando o uso é consciente e controlado, os recursos naturais ficam disponíveis por um período maior;

– Economia: as empresas que conseguem controlar o uso de recursos naturais garantem uma boa economia pela redução no uso de matérias-primas em suas atividades produtivas e também no consumo de água e energia.

Veja também