fev 03

A importância da diversificação da matriz energética no Brasil

Flickr.com / Alex Abian A busca por fontes alternativas na geração de energia é um dos principais pilares do desenvolvimento sustentável.

Quando falamos em matriz energética, logo pensamos em conceitos como sustentabilidade, meio ambiente, diminuição da emissão de carbono, diminuição do uso de combustíveis fósseis, efeito estufa, entre muitos outros.

Na realidade, devemos, antes de mais nada, compreender que vivemos ainda hoje em uma era onde a matriz energética mundial é baseada em combustíveis fósseis altamente poluentes e finitos.

Além disso, é necessário compreender que o Planeta Terra, na condição em que ele se encontra hoje, não suportaria, do ponto de vista ambiental, a existência de mais uma grande nação poluidora, tal qual os Estados Unidos ou China.

E isso é constatado em um momento muito importante e delicado, onde vemos a ascensão econômica de países como China, Rússia, Índia, e também o Brasil. Ascensão essa que representa, invariavelmente, um grande aumento nos níveis de emissão de poluentes na atmosfera.

O caso do Brasil é um caso interessante, no que se refere à matriz energética. Há cerca de 40 anos, o Brasil era ainda um país que tinha na lenha e no diesel grande parte de sua matriz energética.

A energia proveniente da madeira representava em torno de 39% da matriz energética, ao passo em que o petróleo correspondia com cerca de 45%.

Desde os anos 1970, com a crise mundial do petróleo, o Brasil foi um dos pioneiros na exploração em massa de novas formas de energia, muitas delas, vale ressaltar, consideradas como energias limpas.

Hoje, sabemos que todas as nações do mundo estão em busca de novas formas de energia para se tornarem suas matrizes energéticas, dado o fato de que a dependência exclusiva de petróleo significará custos cada vez maiores de produção.

No Brasil, a realidade é a mesma. Por aqui, o petróleo e seus derivados não renováveis ainda representam a grande parte da matriz energética nacional, somando mais de 50% do total. Um número relativamente baixo se comparado a média mundial, que conta com mais de 80% de não renováveis.

Mas, ao mesmo tempo, vale ressaltar que o Brasil tem um enorme potencial de transformação de sua matriz energética para uma matriz mais limpa, isso devido a fatores como seus enormes recursos hídricos, graças a sua grande oferta de energia solar e eólica, graças a grande e crescente utilização de biomassa etc.

Veja também