jun 16

A importância da logística reversa de embalagens

© Depositphotos.com / designlab A logística reversa de embalagens consiste no retorno do produto à fábrica para ser reutilizado e novamente disponibilizado ao consumidor final.

As embalagens são itens tão importantes quanto os produtos que compramos dentro delas e, seja do ponto de vista dos consumidores, das empresas que fabricam os produtos ou até mesmo da logística envolvida em todo o processo, as embalagens se tornam um assunto cada vez mais em alta, muito por causa da sustentabilidade.

Por conta dessa preocupação, é responsabilidade de todas as partes envolvidas o fim que as embalagens terão no meio ambiente, e é nesse ponto que a logística reversa mostra sua importância e faz toda a diferença.

Como funciona a logística reversa?

Quando adquirimos algum produto e conseguimos retornar a garrafa ou a embalagem, estamos realizando o processo básico da logística reversa. Ela funciona a partir do momento que um produto chega ao consumidor e depois sua embalagem volta à fábrica para ser reutilizada e novamente chegar ao consumidor final. Mesmo que a maioria das embalagens não seja passível de reutilização, hoje em dia muitas empresas buscam realizar a reciclagem de embalagens descartadas para torná-las matérias-primas de outros produtos.

A logística reversa se baseia em três processos:

O primeiro é o cliente final, ou seja, pessoas físicas ou atacadistas. Ele é a principal fonte das embalagens pós-consumo, e por isso precisa ser o principal público de campanhas de coleta seletiva, já que é o sujeito da ação da devolução das embalagens.

O segundo processo parte do centro de distribuição, que é o principal laço entre o cliente e a empresa ou fábrica. É no centro de distribuição que são utilizados os sistemas de logística para organizar todo o processo.

Já no terceiro processo a indústria reutiliza a embalagem como matéria-prima, diminuindo custos de produção e também o impacto no meio ambiente.

Logística reversa e indústria de bebidas

Antigamente esse processo de logística reversa funcionava bem na indústria de bebidas. As garrafas reutilizáveis se tornaram uma ótima maneira de comprar refrigerantes e bebidas alcoólicas de uma forma mais sustentável. O produto chegava ao consumidor e retornava ao centro de produção para que a embalagem pudesse voltar ao consumidor final. Esse processo era realizado de maneira contínua e mesmo com as embalagens descartáveis tendo ficado mais populares, esse processo ainda acontece com todas as embalagens de vidro.

Hoje a logística reversa pode ser vista também com a reciclagem dos materiais das embalagens que passam a ser matéria-prima e deixam de ser vistas como lixo. Mesmo que os materiais não voltem para a indústria de uma maneira direta, ainda assim podemos dizer que a logística reversa acontece, o que ajuda na redução dos custos para a empresa.

É interessante notar que as empresas estão cada vez mais preocupadas em acompanhar o ciclo de vida dos seus produtos. Podemos ver que grandes empresas de cosméticos, por exemplo, já estão incentivando seus consumidores a trocarem embalagens vazias por novos produtos. Essa é uma tendência sustentável e baseada em logística reversa.

Veja também