fev 07

Há solução para a seca no semiárido?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a famigerada “seca” que tanto vemos e ouvimos diariamente nos noticiários, não atinge a totalidade da região Nordeste do Brasil.

Flickr.com / Leticia F. Paes O desmatamento da Zona da Mata é fator decisivo para aumentar as temperaturas da região do sertão nordestino.

Na realidade, ela se concentra em uma área tradicionalmente conhecida como “O Polígono das Secas”, área essa que abrange parte dos seguintes estados brasileiros listados abaixo:

– Alagoas;

– Bahia;

– Ceará;

– Paraíba;

– Pernambuco;

– Piauí;

– Rio Grande do Norte;

– Sergipe;

– Parte do Norte de Minas Gerais.

Algumas das principais causas para a existência da seca são de ordem natural, uma vez que a região está localizada em uma área onde há pouquíssimo acontecimento de chuvas durante o ano.

Isso se dá porque essa área recebe pouca influência das massas vindas do sul, massas essas que se caracterizam pela umidade e pelo frio. Assim, a área permanece sob influência de massas de ar quentes e secas, impedindo precipitações pluviométricas.

Há de se ressaltar também que o desmatamento desenfreado na região da Zona da Mata é fator decisivo para aumentar ainda mais as temperaturas da região do sertão nordestino, contribuindo ainda mais para os efeitos devastadores da seca.

Há solução para a seca?

Como sabemos, a incidência de secas dificulta e muito a vida dos cidadãos dessas áreas, uma vez que sem água também não se tem agricultura e nem é possível a criação de animais, o que promove a falta de recursos econômicos que acabam por tornar a região bastante miserável.

Senso assim, como uma solução definitiva ainda não existe, algumas tentativas estão em curso, como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco para levar a água do rio para a região e, além de minimizar os problemas, tentar promover a economia por meio do desenvolvimento da agricultura.

Flickr.com / PAC 2 A transposição do Rio São Francisco é uma das medidas para tentar minimizar os problemas.

Soluções utilizadas para minimização do problema das secas:

– Construções de barragens, cisternas e açudes;

– Maior investimento em infraestrutura;

– Em épocas de estiagem, distribuição de água em carros-pipa.

Veja também