set 11

Dois problemas causados pelo lixo orgânico não descartado corretamente

Diferente do lixo reciclável, que mesmo descartado corretamente pode levar até quatrocentos anos para se decompor, o lixo orgânico se decompõe aproximadamente em dois meses quando descartado corretamente.
Entretanto, apesar de ser um tempo relativamente curto se comparado aos demais tipos de lixo, a decomposição da matéria orgânica pode ser tornar um grande problema para a sociedade, principalmente se o seu descarte não for efetuado corretamente. O lixo orgânico é responsável por emitir dois principais problemas para o nosso ambiente e a saúde pública: o gás metano (CH4) e o chorume.

Gás Metano (CH4)

O gás metano (CH4) é dos principais grandes causadores do efeito estufa, sendo até mais perigoso e agressivo do que o CO². Seu impacto está diretamente relacionado ao aquecimento global, resultando na mudança climática presente em todos os continentes. Se não controlado e reparado, as consequências da emissão do gás na atmosfera é a acentuação do derretimento dos glaciares e das banquisas, aumento do nível do mar devido a absorção do calor e até o aumento da radiação solar.

Calcula-se que seu impacto na mudança climática da terra é 20 vezes maior do que a do CO². Ou seja, uma unidade de metano equivale a 20 unidade de CO². O CH4 está principalmente presente em aterros sanitários, lixões, reservatórios de hidrelétricas e até na criação de gado.

Chorume

Por outro lado, o Chorume é um líquido de coloração escura, altamente encontrado nas lixeiras de cozinhas em geral. É resultado da decomposição orgânica do lixo, que muitas das vezes acaba tendo destinação final incorreta, o que acaba gerando contaminação.

Quando esse resíduo é descartado em lixões ou aterros, sem o devido tratamento e controle, a grande quantidade de líquido faz com ele atinja o solo e seja absorvido. O chorume não tratado, pode alcançar os lençóis freáticos e acabar contaminando a água.

Águas de rios, córregos e até de recursos hídricos, podem ser contaminadas com resíduo do material. Além disso, a presença do líquido gera aglomeração de moscas e insetos, o que consequentemente pode ocasionar em exposição de doenças aos seres humanos.

Em vista disso, o lixo orgânico quando descartado incorretamente é sim um problema! E com grande potencial para poluir o ar, o solo e a água. Além disso, trata-se de um problema ético presente em nossa sociedade, pois 60% dos resíduos que produzimos, é composto por matéria orgânica derivada de desperdícios diários, descuidos e descarte de alimentos que acabam estragando por não serem consumidos a tempo.

Veja também