maio 09

Atentas à questão ambiental, indústrias aderem ao gás natural

A escolha por gás natural tem crescido entre as empresas, fato impulsionado, entre outras questões,pelo fato de o produto proporcionar uma combustão limpa, isenta de agentes poluidores.

Levantamento feito pela ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) revelou que o consumo de gás natural na indústria cresceu 4,5% em 2018, na comparação com o ano anterior.

O gás natural é formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos constituídos basicamente por átomos de carbono e hidrogênio.  ​O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição, há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular. O que faz dele um combustível menos poluente é o fato de apresentar como produtos de combustão, além de vapor d’água e dióxido de carbono, baixos índices de óxidos de enxofre e fuligem — ele emite, por exemplo, 20% menos gás carbônico e até 90% menos partículas de fuligem, substâncias causadoras do efeito estufa.

Categorias

O gás natural pode ser classificado em duas categorias: associado e não associado. O gás associado é aquele que, no reservatório geológico, se encontra dissolvido no petróleo ou sob a forma de uma capa de gás. Neste caso, normalmente privilegia-se a produção inicial do óleo, utilizando-se o gás para manter a pressão do reservatório.

Já o  gás não associado é o que está livre do óleo e da água no reservatório; sua concentração predomina na camada rochosa, permitindo a produção basicamente de gás natural.

O gás natural produzido no Brasil é predominantemente de origem associada ao petróleo e se destina a diversos mercados de consumo, sendo os principais, a geração de energia termelétrica e os segmentos industriais.

Além disso, uma vez produzido, o gás natural se distribui entre diversos setores de consumo, com fins energéticos e não-energéticos: utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (ureia, amônia e derivados), veicular, comércio, serviços, domicílio, entre outros variados usos.

Veja também