mar 02

Como funcionam as placas solares?

flickr.com / Som Energia Cooperativa O efeito fotovoltaico foi descoberto em 1887 pelo físico alemão Heinrich R. Hertz e geradores elétricos como esses são cada vez mais usados em aparelhos eletrônicos e em satélites.

Utilizadas para transformação de energia solar em energia elétrica, as placas solares são ótimas alternativas para geração de energia com um menor impacto no meio ambiente — é a chamada energia limpa. Diferentemente dos tradicionais aquecedores solares, que são utilizados para aquecimento de água de chuveiros e torneiras, as placas solares fotovoltaicas podem gerar energia elétrica para muitos outros fins: acender lâmpadas, ligar computadores e televisores, entre outros.

Placas solares: células fotovoltaicas

É por meio da utilização de células fotovoltaicas na superfície da placa que a energia solar é transformada em energia elétrica para uso doméstico, comercial ou industrial. Estas células possuem capacidade de produzir uma diferença de potencial elétrico de acordo com a ação da luz, criando um cenário perfeito para a corrente elétrica fluir entre camadas de cargas opostas criadas após o contato da luz solar.

Atualmente, empresas especializadas na fabricação e comercialização de placas solares fotovoltaicas trabalham com silício cristalino e arsenieto de gálio como materiais fundamentais para a transformação de energia solar em elétrica. Além disso, são inseridos condutores metálicos e fósforo nas placas solares. Como proteção, é instalado um painel de vidro de grande resistência na extremidade que fica virada para o sol.

Assim que a luz solar entra em contato com estas células fotovoltaicas, os fótons da luz colidem com os átomos dos materiais presentes (silício, arsenieto e fósforo) e, imediatamente, deslocam uma quantidade de elétrons. São estes elétrons que passam pelos condutores elétricos até uma bateria localizada na placa solar. Na sequência, um inversor adequa a carga elétrica recém-produzida para consumo.

Veja também