out 28

Como funciona uma autoclave?

Essencial na medicina, a autoclave é um dispositivo utilizado para esterilizar instrumentos e materiais. O processo de autoclavagem, para quem opera o equipamento, é bastante simples: basta carregar a máquina com os itens que precisam ser esterilizados e iniciar o ciclo. A partir daí, o equipamento fará tudo sozinho, sem a necessidade de acompanhamento por parte do operador.

Para realizar a esterilização, a autoclave utiliza calor úmido sob pressão, que aquece os materiais contaminados e leva à morte as células microbianas e demais organismos patogênicos.

iStockphoto.com / Baloncici A autoclave foi criada por Charles Chamberland, inventor e auxiliar de Louis Pasteur.

O processo de autoclavagem é realizado em duas etapas. Na primeira, todo o ar é retirado do interior do aparelho, criando condições de pressão negativa para que o vapor tenha mais facilidade de entrar em contato com os materiais a serem esterilizados. Nas autoclaves do tipo gravitacional, o ar é removido por gravidade, fazendo com que o ar frio que está dentro da câmara saia ao entrar em contato com o vapor.

Na etapa seguinte, o vapor entra no aparelho, aumentando gradualmente a pressão e fazendo a água superaquecida atingir todas as partes dos materiais. Até o fim do processo, a pressão e a temperatura ficam elevadas, garantindo a esterilização dos instrumentos.

Em seguida, o vapor passa por um filtro que evita que os microrganismos saiam da autoclave. Desta forma, a pressão vai diminuindo até que os instrumentos esterilizados cheguem a uma temperatura que permita a retirada de dentro da máquina.

Veja também