maio 09

Como é feita a produção do papel e seus impactos ambientais

iStock.com / hxdyl O papel é fabricado a partir de fibras de celulose extraídas da madeira.

Cadernos, livros, revistas, jornais, embalagens, artesanatos. O papel é um dos materiais mais versáteis e mais utilizados no nosso dia a dia, porém, raramente pensamos sobre seu processo produtivo e os impactos ambientais associados à produção e consumo do papel.

O papel é fabricado com fibras de celulose extraídas da madeira. Seu processo de produção começa com a derrubada das árvores, que são cortadas, descascadas e picadas. As pequenas lascas de árvore são cozidas em agentes químicos diluídos em água e, deste processo, resulta um material chamado polpa.

Após a lavagem da polpa, as lascas não dissolvidas são retiradas junto com as demais impurezas. A polpa é deixada em repouso, separando a celulose dos resíduos que ficaram, para branquear o material. Todos os resíduos que sobraram são queimados por turbogeradores a vapor e transformados em energia elétrica, alimentando as máquinas que fabricam o papel.

Para secar e alisar a polpa de celulose, ela é colocada em uma máquina, na qual passa por uma esteira rolante, tornando-se uma grande folha. Alguns tipos de papel, como o couchê, recebem ainda uma película para ficar brilhantes.

No final de todo o processo, a folha passa por outras máquinas, que a descolam da esteira rolante e a transformam em grandes rolos (bobina). Nesta fase, o papel está pronto para ser cortado e empacotado.

Os prós e os contras na produção de papel

Atualmente, 100% do papel produzido no Brasil é oriundo de reflorestamento, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). Além de não provocar o desmatamento, o plantio de árvores para produção de celulose, papel e de outros produtos industriais, contribui para a redução do efeito estufa uma vez que as árvores, ao crescerem, capturam CO 2 da atmosfera e convertem em O 2 . Porém, uma consequência negativa deste processo é o uso de componentes químicos para o branqueamento do papel. Esses resíduos podem prejudicar o meio ambiente, quando são descartados incorretamente, afetando os ecossistemas aquáticos.

Veja também