out 28

Entenda o que são ativos ambientais e sua função dentro de uma empresa

© Depositphotos.com / weerapat Os ativos ambientais são investimentos especificamente pesados como métodos sustentáveis e que ajudam na diminuição dos níveis de poluição.

Os ativos ambientais são gastos e bens direcionados para os processos de eliminação ou redução dos danos ao meio ambiente. Tratam-se, portanto, dos investimentos que uma empresa faz em sustentabilidade e redução dos impactos ambientais de suas ações. Os ativos ambientais podem ser representados na forma de estoques, produtos, peças, tecnologia, pesquisa e qualquer outra ação que pode contribuir para a preservação ambiental.

Ativo e passivo ambiental

O passivo ambiental corresponde ao dever da empresa em compensar os prejuízos e danos ambientais ocasionados por seus processos produtivos e demais atividades. Os ativos ambientais, por sua vez, são investimentos especificamente pensados como métodos sustentáveis e que colaboram para a redução dos níveis de poluição.

Exemplos de ativos ambientais

Ativo imobilizado

Diz respeito à compra de itens que contribuem para a manutenção das atividades da empresa e que foram escolhidos com o intuito de reduzir os danos ambientais.

Estoque

Armazenagem, transporte e distribuição de produtos realizados de forma a controlar ou reduzir os impactos ambientais associados a essas atividades.

Diferido

Despesas relacionadas a pesquisas e reestruturação de processos, com resultados que amenizam os prejuízos ao meio ambiente.

Veja também