jan 18

Entenda o que é serapilheira e sua importância para manutenção do solo

© Depositphotos.com / sinseeho Serapilheira é uma camada superficial do solo de florestas ou bosques em decomposição, formada por diversos materiais como folhas, galhos, flores, frutos, sementes e dejetos de animais.

A natureza tem dispositivos de transformação que podem parecer simples e insignificantes à primeira vista, mas desempenham um papel fundamental na manutenção da vida e renovação dos ecossistemas. É o caso, por exemplo, da serapilheira.

O que é serapilheira?

Serapilheira é o nome dado à camada de material orgânico ou em decomposição presente na superfície do solo de florestas, sendo formada por uma infinidade de materiais como folhas, galhos, flores, frutos, sementes e dejetos de animais.

É importante destacar que sua composição varia conforme o ecossistema. Isso significa que no cerrado a composição da serapilheira é diferente da composição da caatinga, que é diferente da mata atlântica e da floresta amazônica. Isso porque cada ecossistema tem características próprias, como:

  • Taxas de decomposição diferentes;
  • Fatores ambientais diferentes, a exemplo da temperatura, penetração da luz solar e níveis de chuva;
  • pH do solo;
  • Vegetação dominante.

Papel da serapilheira

A principal função da serapilheira na natureza é fazer o reaproveitamento de nutrientes. Por meio da decomposição, a serapilheira libera minerais essenciais para o solo, servindo de alimento para as plantas, favorecendo o crescimento e dando suporte para a vegetação presente nele.

A serapilheira também desempenha um importante papel geológico, especialmente em regiões em que os níveis de chuva são extremamente altos. Se toda a chuva penetrasse diretamente no solo, haveria um risco enorme de erosão — uma das principais causas de mortes de plantas e assoreamento de rios. A serapilheira garante que a chuva penetre lentamente no solo, possibilitando que as plantas absorvam a água antes que ocorra uma inundação.

Esta faceta geológica da serapilheira apresenta ainda outra importante função, pois ela contribui para a formação e manutenção dos lençóis freáticos, fonte de água potável fundamental para a manutenção da vida em diversas regiões do planeta.

Veja também