jun 08

Entenda o que é citricultura brasileira e sua importância

© Depositphotos.com / Denira A citricultura é o nome dado à plantação de frutas cítricas como laranja, limão e cidra.

Você sabia que o Brasil é responsável por mais de 80% das exportações mundiais de suco de laranja? Este é o único setor econômico em que o País tem a principal posição mundial, destacando-se como o maior produtor de laranjas do mundo: mais de 30% de toda a produção mundial da fruta mundial se encontra em terras brasileiras, sendo que quase 100% do suco de laranja produzido no país é exportado. Este elevado número da exportação acontece porque o brasileiro pode comprar a fruta diretamente na feira ou supermercado, consumindo um suco mais fresco.

O que é citricultura?

A citricultura — nome dado à plantação de frutas cítricas como limão, laranja, lima, tangerina e cidra — é uma das principais atividades agrícolas do mundo. O consumo de seus produtos é muito alto em todo o mundo, independentemente da classe social da população. Sua plantação, porém, requer grandes espaços físicos, já que é realizada com pouca densidade de plantas por hectare.

No Brasil, os principais estados produtores de frutas cítricas são Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A importação mundial é absorvida especialmente por três grandes mercados: o americano, europeu e canadense. Diferente das cadeias produtivas de aves e bovinos, a citricultura não conta com um sistema que conecta todos os produtores com a indústria processadora e os mercados importadores.

Como funciona a citricultura brasileira?

A citricultura possui um pedaço da sua produção pertencente às indústrias processadoras, outra parte vinculada a parcerias e a fornecedores do mercado spot — ou seja, produtores que vendem sua fruta no momento da colheita da safra. Isso é bom porque, quando o mercado está superaquecido, não existe a procura pelas frutas fora de grandes contratos.

Vale lembrar que não podemos tratar a laranja como um commodity, diferente do suco de laranja. A concentração na citricultura é uma consequência da grande busca por competitividade que acontece no país.

Desde quando as exportações da fruta começaram no País, a citricultura contribui de forma definitiva para o desenvolvimento do Brasil. Os preços internacionais do suco são muito voláteis e podem chegar a mais de 2 mil dólares por tonelada em um curto espaço de tempo. Esse número é muito significativo, e faz com que a citricultura gere muitos empregos diretos e indiretos. Trata-se, portanto, de um setor que aquece a economia brasileira sem que muita gente saiba dessa realidade.

Veja também