fev 14

Entenda a importância da mata ciliar contra o assoreamento de rios

Você sabia que a mata ciliar é considerada como uma das formações vegetais de maior importância para a preservação da natureza e também da vida? Pois é verdade! Mas, mais do que isso, você saberia dizer o que é mata ciliar?

A mata ciliar, como o próprio nome já diz, tem como função servir de proteção aos córregos e rios, exatamente igual aos nossos cílios que realizam a proteção dos nossos olhos.

De maneira simplificada, pode-se dizer que a mata ciliar é aquela formação vegetal que cresce no decorrer das margens dos cursos d’água. Todavia, ao mesmo tempo é necessário entender que sua função é bem maior do que essa, uma vez que ela é responsável por:

– Formar comunidades de plantas;

– Proporcionar o aparecimento de comunidades de animais;

– Fomentar a interação entre organismo vivos com componentes não vivos, tal qual os rios;

– Servir como obstáculo contra o assoreamento dos rios;

– Impedir que, ao chover, um volume muito excessivo de água escoe para dentro dos rios;

– Evitar enchentes;

– Impedir que organismos e materiais estranhos ou contaminados escoem para dentro dos rios;

– Ser parte fundamental de um ecossistema, dentre muitos outros.

Especialmente contra o assoreamento dos rios, a mata ciliar tem uma função decisiva, uma vez que ela proporciona a conservação desses ao segurar a terra das margens, impedindo que ela não caia dentro dos rios. 

Esse processo é muito importante porque, caso essa terra caísse dentro dos rios, ela poderia vir a comprometer a existência e a sobrevivência das espécies que vivem em seu fundo.

Outro ponto importante contra o assoreamento proporcionado pela mata ciliar é que, caso a terra das margens caísse dentro dos rios, essa tornaria os mesmo barrentos, o que impediria a entrada de luz solar necessária para a existência de muitos organismos e também dos peixes que se alimentam desses organismos.

Crédito das imagens:

Destaque

Foto 1

Foto 2

Veja também