dez 21

Entenda a importância do Manejo Sustentável de florestas

© Depositphotos.com / ilze79 O manejo sustentável tem o objetivo de manter as florestas vivas e preservadas.

O Manejo Florestal Sustentável consiste em administrar as florestas de modo a obter benefícios sociais, econômicos e ambientais. Esse tipo de manejo é realizado de forma que se mantenha o respeito aos mecanismos de estruturação e sustentação do meio ambiente, respeitando assim seu limite e seus prazos de manutenção e de crescimento.

O principal objetivo do Manejo Florestal Sustentável é manter a floresta viva. Para isso, a técnica procura explorar os recursos da natureza da forma menos invasiva e destrutiva, causando o mínimo de impacto ambiental. Isso porque a floresta é de extrema importância para diversas atividades econômicas, e sua exploração inadequada é refletida na extinção desses recursos naturais.

O Manejo Florestal Sustentável é realizado de forma que a mata seja preservada. Nessa técnica, parte das árvores grandes são colhidas cuidadosamente, de forma que todas as outras árvores menores sejam cuidadas e preservadas para que, no futuro, possam também ser utilizadas. A regra é basicamente essa: colher, plantar e cuidar.

Colher da forma correta, para que o restante da floresta não seja prejudicado; plantar para que as fontes sejam sempre renovadas e, assim, durem por muito mais tempo; e cuidar para que tudo ocorra conforme a lei, de forma sustentável e adequada, causando o menos possível de impacto na natureza.

O Manejo Florestal Sustentável é de grande importância e deve ser incorporado por todas as empresas e organizações que se utilizam desses recursos naturais. Além de poder ser utilizado por mais pessoas e por mais tempo, o manejo das florestas feito da forma correta traz outras inúmeras vantagens, especialmente a rentabilidade.

Veja também