mar 04

Entenda o conceito de obsolescência programada e seus impactos no meio ambiente

A obsolescência programada é a prática de fabricação de dispositivos, produtos ou outros bens adquiridos no mercado, concebidos com a intenção de só ter uma vida específica ou ciclo de uso. A prática pode ser vista em utilização num certo número de campos e indústrias, em todo o caso, vale a pena dar mais atenção ao tema. Apesar da intenção por trás do conceito, estes produtos são frequentemente apoiados ou fornecidos pelos fabricantes como uma garantia de que irá operar por determinado período de tempo, o que pode ser uma grande agressão ao meio ambiente.

A obsolescência vem após este determinado período de tempo, normalmente determinado pelo que os fabricantes acreditam que o mercado está disposto a sustentar. Vale saber que o conceito nasceu em 1930, sendo a decisão do fabricante de criar algo propositalmente desenvolvido para consumo de forma que se torne obsoleto ou não funcional. Isso acontece para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto. Contudo, a obsolescência programada pode gerar impactos no meio ambiente considerados terríveis.

Diversos especialistas no tema acreditam que a indústria automotiva norte-americana foi a primeira a desenvolver e utilizar o conceito, embora um grande número de diferentes indústrias passasse a utilizar e aperfeiçoar a prática. Basicamente, a prática é geralmente vista quando se usa materiais e métodos que asseguram que determinado artigo só irá durar certo número de anos, antes de precisar de substituição. Isso pode ser um grande problema para a natureza.

As indústrias de hardware e software de computadores também construíram seus negócios em cima da obsolescência planejada. Enquanto melhorias para a tecnologia e os avanços nos processos de desenvolvimento podem explicar algumas mudanças no que é fornecido, também há evidências que indicam que algumas dessas práticas tenham transitado para o setor de informática.

Isso é muitas vezes apontado por muitos desenvolvedores de software que criam os sistemas operacionais de computadores e lançam um novo produto em poucos anos. Aqui, o argumento apresentado para indicar que obsolescência planejada está sendo usada é especialmente forte quando os desenvolvedores de software param de apoiar as versões mais antigas de alguns programas, obrigando os consumidores a comprar novas versões para continuar a execução desses aplicativos.

Nota sobre obsolescência funcional

A obsolescência funcional refere-se a uma situação em que um item perde o seu valor e não atende a necessidade naquele momento em particular ou não cumpre o propósito que levou à sua criação. O termo pode ser usado em centenas de situações em que tal interferência pode ser desenhada com base na análise das circunstâncias. O termo também é usado em referência a um defeito em um item.

Créditos das imagens
Destaque
Imagem 1
Imagem 2

Veja também