out 03

Entenda o que é biocentrismo e a importância do conceito para o futuro do planeta

© Depositphotos.com / Inferio O biocentrismo tem como conceito de que todas as formas de vida são igualmente importantes.

O biocentrismo é uma teoria que propõe a noção de que todas as formas de vida são importantes, ao contrário do antropocentrismo — que considera a humanidade como o centro do universo e entende que as demais espécies existem para servir os homens. Trata-se de uma perspectiva que conecta a humanidade com todos os seres do planeta, criando a profunda e complexa teia da vida.

O de conceito de biocentrismo, portanto, tira os seres humanos de sua posição centralizadora e coloca todas as formas de vida em posição igualitária, em que nenhuma espécie é superior ou mais importante do que outra.

Para o biocentrismo, não existem divisões entre a humanidade e o ambiente, e um depende do outro para sobreviver e se desenvolver. Isso significa que a destruição ambiental causada pela ação do homem é muito prejudicial não apenas para a natureza, mas para a humanidade e para a vida como um todo.

Caso a ética e as políticas socioambientais fossem inteiramente baseadas nas ideias biocentristas, o planeta certamente poderia se tornar muito mais sustentável e preocupado com as questões ambientais, eliminando o consumo desenfreado de recursos naturais e a degradação ambiental de modo geral.

Veja também