ago 30

Os painéis solares são recicláveis?

Os painéis solares são feitos de células individuais que são conectadas para formar um painel ou módulo e que contêm um semicondutor responsável por criar eletricidade na presença da luz solar. Outros componentes de um painel solar incluem metal, vidro e diferentes tipos de plásticos.

E sim, esses materiais podem ser reciclados ou reutilizados. Componentes como vidro e certos metais constituem 80% da massa do painel solar e são relativamente fáceis de recuperar. Polímeros e componentes eletrônicos de painéis solares também podem ser reciclados.

A realidade da reciclagem de painéis solares é mais complicada do que simplesmente desmontá-los e reutilizar os componentes. Os atuais processos de reciclagem não são muito eficientes e a recuperação dos materiais costuma custar mais do que produzir um novo painel.

No entanto, existem incentivos significativos para otimizar a reciclagem do painel solar: reduzindo custos, diminuindo o impacto ambiental das emissões de fabricação e mantendo o lixo eletrônico tóxico fora dos aterros. Dada a rápida expansão da tecnologia solar, a reciclagem do painel solar é uma parte cada vez mais importante do mercado de energia solar.

Eles podem ser reutilizados?

Os painéis solares usados ​​são um mercado emergente. Quando devolvidos ao fabricante sob garantia devido a um defeito, eles são frequentemente recondicionados e vendidos novamente, se o reparo for possível. Eles podem precisar de uma nova estrutura, caixa de junção ou mesmo novas células solares e são, então, rotulados para indicar que não são novos e, portanto, não são tão confiáveis. É por isso que costumam ser revendidos ​​por até 70% a menos que um novo. Esses painéis solares são comercializados como “segunda geração”.

Por que a reciclagem do painel solar é importante?

Os painéis solares atingem o fim de sua vida útil após cerca de 30 anos. Conforme o uso de painéis solares cresce, aumenta também a quantidade de resíduos de painéis quebrados ou desativados. Um aumento significativo nos resíduos de painéis solares está chegando. Na verdade, em 2050, os resíduos de painéis solares podem representar 10% do total de resíduos eletrônicos no mundo. 

Hoje, cerca de 90% dos painéis solares acabam em aterros sanitários, onde, como todo lixo eletrônico, eventualmente liberam produtos químicos tóxicos para o solo e para o abastecimento de água. Os de película fina, em particular, contêm quantidades relativamente grandes de cádmio, telúrio e índio de metais tóxicos. 

Além de ser melhor para o meio ambiente, a reciclagem de painéis solares traz um benefício econômico. Nos próximos 30 anos, as peças recicladas do painel solar podem ter um valor estimado de 15 bilhões de dólares e podem ser capazes de produzir até 630 GW de eletricidade se usadas em novos módulos. 

Fontes: The Hugger | Portal Solar | Época Negócios

Veja também