jul 25

Invenção brasileira percorre mais de 100 mil quilômetros sem combustível

Alerta de boas notícias em tempos de aumentos constantes nos preços dos combustíveis!

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveram o primeiro veículo elétrico a bateria que é totalmente carregado com energia solar fotovoltaica. Só isso já é uma boa notícia, mas a gente não pára por aqui! O eBus, como é chamado esse ônibus, que funciona a partir de eletricidade gerada pelo sol, foi 100% desenvolvido e montado aqui, no Brasil.

Além de garantir mobilidade sustentável, o ônibus contribui para o levantamento de dados que vão permitir aos estudantes se aprofundarem no funcionamento do veículo, já pensando numa implementação em escala que contemple toda a malha de transporte público no país.

O ônibus conta ainda com um sistema de tecnologia que garante que o movimento das rodas e do freio produzam um tipo de que é transformada em eletricidade e devolvida às baterias do veículo, contribuindo com o funcionamento dele sem usar uma gota de combustível.  

O eBus foi inaugurado em 2016 e, desde então, já rodou mais de 100 mil quilômetros.Para se ter uma ideia, essa medida é o equivalente a duas voltas e meia no planeta! E, se depender da nossa torcida, o eBus vai rodar o universo todo! Clique aqui para conhecer o vídeo que conta a história completa dessa super invenção verde e amarela! 

Fontes: The Greenest Post | UFSC | UFSC |

Veja também